Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Reconhecimento

Eisstocksport pode se tornar esporte olímpico

Em meio à disputa do 12º Campeonato Gaúcho de Stocksport uma notícia vinda da Europa deixou os atletas brasileiros eufóricos. A Federação Internacional de Eisstocksport – IFI (sigla inglês para International Federation Icestocksport), foi informada recentemente de que o esporte foi pré-aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional – COI. O reconhecimento preliminar é o primeiro passo para o ingresso do eisstocksport nos Jogos Olímpicos de Inverno. 
 
A IFI comemorou a novidade em matéria divulgada no site da federação. Conforme a publicação, a decisão foi tomada durante reunião realizada em 19 de julho, na Suíça. O texto ainda fala que o presidente da IFI, Manfred Schäfer, recebeu carta do presidente do COI, Thomas Bach, anunciando a boa nova. De acordo com o dirigente do eisstocksport para os cinco continentes, o trabalho de agora em diante será para promover os valores delineados na Carta Olímpica e consagrados na Agenda Olímpica de 2020. Schäfer ainda enalteceu os atletas pelo “entusiasmo e crença incessante nesse processo”. 

Na prática, a IFI agora conta com apoio do COI para ingressar em programas de desenvolvimento e buscar a aprovação final do Cômite, que ocorre após um período experimental de dois anos. Para o presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport – FGDE, Sergio Böhm, a aceitação coloca o esporte em outro patamar. “Até a motivação dos treinos é outra. Que atleta nunca sonhou em representar o seu país nas Olimpíadas? Trabalhamos demais para isso e agora estamos muito próximos da realização desse sonho”, almeja o dirigente local.

LEIA MAIS: Inscrições da 12ª Rústica de Santa Cruz encerram neste sábado
 
Pioneiro do esporte no Brasil e prestes a completar 15 anos de eisstocksport, o Diretor Técnico da FGDE, Milton Bressler, vê a possibilidade de inclusão no Cômite, como objetivo máximo de toda modalidade. “É o sonho do atleta participar de uma Olimpíada. Com certeza, haverá maior interesse de jovens começarem a praticar o stocksport, bem como interesse de patrocinadores. Estou muito feliz com esse acontecimento, agora aguardar que se concretize a inclusão da IFI no COI”, relata.
 
Um dos mais entusiasmados com a notícia é o atleta Eduardo Schuster, na modalidade Individual ele figurou entre os 12 melhores dno Mundial 2018, na Áustria, e está classificado na primeira posição para a final do Gauchão deste ano. “É um passo rumo a realização de um sonho, não só meu, mas de todo atleta de eisstock. A evolução do esporte no Brasil, em tão pouco tempo e com grandes resultados, nos deixa ansiosos pela oficialização, para quem sabe, em alguns anos jogar uma tão sonhada olimpíada. O eisstock no Brasil ainda é pequeno, mas com total certeza, com ele nas olimpíadas, seremos um dos principais esportes de inverno do País”, endossa.
 
Neste próximo fim de semana, ocorre a quarta etapa da competição estadual. No sábado, 1º, a partir das 13 horas, nas pistas do Centro Cultural 25 de Julho ocorre a disputa da modalidade Individual por Equipe. Já no domingo, 2, com início às 8h30, nas canchas da Associação Esportiva 15 de Agosto, em Linha Áustria, ocorre a disputa por Equipe. A categoria Individual já tem os atletas classificados. A decisão ocorre na etapa final, marcada para os dias 22 e 23 de setembro, no CC 25 de Julho.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.