Morreu neste domingo, 27, Oly Érico da Costa Fachin, ex-presidente do Grêmio, aos 88 anos. Ele estava hospitalizado desde a primeira semana de maio no Hospital Moinhos de Vento.
Fachin foi presidente do Grêmio no biênio 1972/73. Ele ainda comandou o Conselho Deliberativo do clube entre 1998 e 2004. Depois disso, tornou-se membro nato do conselho gremista.
Fora do futebol, Oly Fachin, foi secretário de governo da prefeitura de Porto Alegre entre 1975 e 1979. de 1979 a 1982, ocupou a presidência do Instituto de Previdência do Estado, cargo que exerceu até 1982, quando deixou a função para candidatar-se à Câmara dos Deputados nas eleições de novembro do mesmo ano. Eleito, assumiu sua cadeira no Legislativo federal em fevereiro de 1983, tornando-se membro da Comissão de Educação e Cultura e suplente da Comissão do Serviço Público.
Publicidade
Em 2015, Fachin foi outorgado com o título de Cidadão de Porto Alegre. Ele era natural de São Sepé. Em nota, o Grêmio definiu o ex-presidente como “um de seus expoentes” e se solidarizou com a família. “O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense prestas as condolências à família, amigos e toda a coletividade gremista. Informações sobre o velório serão divulgadas posteriormente”, escreveu o clube.