Com apenas quatro rodadas disputadas, o Flamengo se isola na liderança do Campeonato Brasileiro. No Maracanã lotado – mais de 60 mil pessoas foram assistir a partida – o time comandado por Maurício Barbieri venceu o Internacional por 2 a 0. Os gols foram anotados já no segundo tempo, por Lucas Paquetá e Everton Ribeiro.
Com esta vitória, o Flamengo chega a 10 pontos – apenas 12 foram disputados até o momento – e é líder isolado. A situação do Inter não é tão confortável. Tem quatro pontos, com uma vitória (contra o Bahia), um empate (com o Cruzeiro) e duas derrotas (Palmeiras e Flamengo) e ocupa a 12ª posição. É o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Inter tem um compromisso importante. Enfrenta o Grêmio, dentro da Arena. O jogo é sábado, às 16 horas. Já o Flamengo encara a Chapecoense, na Arena Condá, na tarde de domingo.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O Inter começou a partida contra o Flamengo, líder do campeonato, pressionando os donos da casa. A primeira conclusão do jogo aconteceu os sete minutos. Pottker recebeu de Patrick, dentro da área, e finalizou. O chute não foi forte, para defesa fácil de Diego Alves. Aos 12, o Colorado voltou a atacar, desta vez com mais perigo. Fabiano cruzou na cabeça de Leandro Damião, que finalizou muito bem. O goleiro apareceu para fazer uma defesaça.
O domínio colorado, porém, durou poucos minutos. Depois do ímpeto inicial, o Flamengo cresceu no jogo e começou a mandar nas ações da partida e se mantinha no ataque do time gaúcho. Aos 19 minutos, Cuellar deu um chute que parou nas mãos de Danilo Fernandes. O goleiro foi mais uma vez exigido aos 21. Paquetá, de cabeça, colocou a bola na área e Rodinei finalizou forte, obrigando o goleiro a fazer uma grande defesa.
Publicidade
Aos 37 minutos, o Flamengo quase abriu o placar. Rodinei, da direita, cruzou para Henrique Dourado, na área. Ele deu um carrinho para chegar na bola, que saiu à esquerda do gol. O Inter voltou a concluir nos acréscimos. Pottker cruzou na cabeça de Leandro Damião, que concluiu. Diego Alves se esticou para afastar o perigo.
Fotos: Ricardo Duarte/Inter
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
Assim como na primeira etapa, o Flamengo começou o segundo tempo pressionando. Aos nove minutos, mais uma vez Danilo Fernandes precisou trabalhar. Everton Ribeiro acionou Geuvânio, que chutou rasteiro direto para o goleiro segurar firme. Aos 12, a chance de gol saiu em um contra-ataque, mais uma vez com Geuvânio. Ele chutou cruzado, mas a bola saiu para fora.
Pressionando, mas sem conseguir ser efetivo, o treinador Maurício Barbieri chamou Paolo Guerrero. O peruano não jogava desde 17 de outubro, porque estava suspenso pela Fifa. Ele foi flagrado em exame antidoping em jogo da seleção peruana pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, e ficou seis meses longe dos gramados – a punição se encerrou na última quinta-feira. O Inter também trocou. Damião, com dores, saiu para a entrada de Lucca.
Aos 22 minutos, Guerrero cobrou uma falta, mas saiu rente à trave. E foi em uma bola parada que saiu o gol do Flamengo. Aos 25, Paquetá fez a cobrança, mas a bola explodiu na barreira. Na sobra, voltou para o próprio jogador que mandou uma bomba no cantinho do gol defendido por Danilo. O goleiro até pulou para fazer a defesa, mas não conseguiu impedir o tento dos donos da casa.
Publicidade
A situação do Inter ficou mais complicada aos 34 minutos. Pottker partiu para cima de Renê para tentar pegar a bola em uma cobrança de lateral e depois deu uma cabeçada em Vinícius Júnior. O jogador levou cartão vermelho e teve que deixar o gramado. A expulsão gerou uma confusãoe dois jogadores do Flamengo foram amarelados: Paquetá e Vinícius Júnior.
Com um a mais em campo, o Flamengo soube aproveitar a vantagem. Em um contra-ataque aos 41 minutos, Everton Ribeiro carregou a bola, passou por todo mundo e finalizou. Danilo não conseguiu impedir o gol. O Inter ainda tentou diminuir a diferença no placar nos minutos finais. Aos 47, chegou com Iago, que recebeu na área e chutou muito forte para Diego Alves defender. Depois, foi a vez de Lucca mandar uma bomba, obrigando o goleiro a espalmar. No rebote, mais uma vez Iago apareceu e mandou longe.
Publicidade
BRASILEIRÃO
FLAMENGO 2 X 0 INTER
Local: Maracanã – Rio de Janeiro
Data: Domingo
Horário: 16 horas
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Cartão amarelo: Henrique Dourado (Flamengo), Rodrigo Dourado (Inter), Cuellar (Flamengo), Victor Cuesta (Flamengo), Paquetá (Flamengo), Brenner (Inter), Geuvânio (Flamengo)
Cartão vermelho: Pottker (Inter)
Gols: Lucas Paquetá (22 min/2º T) e Everton Ribeiro (41 min/2ºT)
FLAMENGO
Diego Alves; Rodinei, Réver, Juan e Renê; Cuellar, Everton Ribeiro, Geuvânio (Jean Lucas) e Lucas Paquetá; Vinicius Júnior e Henrique Dourado (Guerrero)
Técnico: Maurício Barbieri
INTERNACIONAL
Danilo Fernandes; Fabiano, Rodrigo Moledo, Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Gabriel Dias (Brenner), D’Alessandro, Patrick e William Pottker; Leandro Damião (Lucca)
Técnico: Odair Hellmann