Santa Cruz do Sul é a capital do basquete do Rio Grande do Sul entre esta sexta e sábado. A cidade recebe as finais do Campeonato Gaúcho Adulto Masculino e as da Copa RS “Nei Breitmann” Master 35+. Todos os jogos serão no ginásio do Colégio Mauá.
O Gaúcho Adulto tem as semifinais na noite desta sexta-feira, e a novidade é a chegada do Banrisul/Caxias à competição. A equipe da Serra ingressa apenas nesta fase porque é o único representante do Estado no Novo Basquete Brasil, o campeonato da Liga Nacional da modalidade. Os outros times são os três primeiros colocados da etapa inicial do certame estadual, que contou com seis times. A melhor campanha foi do Cigha União Corinthians, de Santa Cruz, seguido por Caimans, de Passo Fundo, e Sojão, de Santa Rosa.
Os jogos desta sexta são eliminatórios, ou seja, os perdedores disputarão o terceiro lugar no sábado à tarde e os vencedores se enfrentarão na disputa pelo título de campeão à noite. Na Copa RS Master, que nesta temporada teve 15 equipes, os finalistas são Mauá, de Santa Cruz, e Guanabara, de Uruguaiana, que jogarão pela taça na tarde/noite deste sábado. Mais cedo, pela manhã, Sogipa, de Porto Alegre, e Sojão/Arranca vão duelar pela terceira posição.
Publicidade
UniCo conta com o empurrão da torcida
O diretor de Basquete do Cigha União Corinthians, Paulo Ferreira, ressalta que a presença do torcedor será muito importante para ajudar a equipe santa-cruzense a chegar na final do Gaúcho Adulto Masculino. “Sabemos que será muito difícil conquistar o título porque o Caxias é o representante gaúcho no NBB, enquanto o Passo Fundo (Caimans) investiu alto na contratação de atletas para as finais”, ressalta.
O dirigente acredita que serão grandes jogos em Santa Cruz. “Há quantos anos não tínhamos uma final estadual na cidade? Mas a campanha do União Corinthians nos credenciou a sediar essas partidas, atingindo um dos nossos objetivos quando começamos este projeto no clube”, salienta Ferreira. O Cigha União Corinthians fez a melhor campanha da primeira fase, garantindo assim a Taça Antônio Carlos Flores. Em sete jogos, a equipe venceu seis, somando 13 pontos, com 622 cestas a seu favor e 489 contra.
Publicidade