Entidades representativas do tabaco têm um encontro agendado com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Ela vem ao Rio Grande do Sul no dia 4 de setembro para participar da 38ª Expointer, que acontece em Esteio. De acordo com o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, será proposto um convênio entre o Ministério da Agricultura e a Emater, para que a entidade tenha poder de fiscalizar a classificação do fumo, já que é improvável que a pasta disponha de fiscais para realizar esse trabalho.
“A questão é que o Ministério da Agricultura não vai ter fiscais suficientes, mas os órgãos como a Emater possuem profissionais para isso. Além disso, a gente quer que a pasta se responsabilize pelo custeio deste serviço. Hoje é a Afubra que arca com as despesas”, explicou Werner. Atualmente, a Emater acompanha a classificação, no entanto, a entidade não tem o poder de fiscalizar, já que essa função cabe apenas ao Ministério da Agricultura.
Na ocasião, as entidades entregarão a solicitação para a ministra. “Mostraremos para ela o que o tabaco representa em remuneração, o que o governo arrecada em tributos. Explicaremos que eles podem contribuir com isso, pelo menos”, finalizou.
Publicidade