A cadeia produtiva da floricultura esteve reunida na tarde desta quinta-feira, 5, em Ivoti, para o Encontro Anual da Floricultura Gaúcha. Entre os temas tratados esteve o mercado de flores ornamentais, que afeta a produção e comercialização e é um desafio para o futuro do setor. Participaram da abertura do evento o diretor técnico e o gerente regional da Emater/RS, respectivamente, Lino Moura e Ademir Santin, técnicos, produtores e instituições ligadas ao meio.
Entre os palestrantes estiveram o diretor Geral do Veiling, Andreas Van Kruijssen, que abordou o tema “A comercialização eletrônica na floricultura”; a coordenadora do Grupo Temático Minor Crops, da Câmara Setorial Nacional de Floricultura, doutora Silvia Sartorelli Van Rooijen, que apresentou a visão para o setor perante órgãos governamentais; e o panorama da comercialização das flores em nível nacional, com o pesquisador Daniel Uribe, mestre em Agronegócios pela UFRGS.
O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, lembrou que 70% das flores consumidas no Rio Grande do Sul são adquiridas de outros mercados, como São Paulo. “Vejo isso como uma oportunidade. É sinal de que temos um bom mercado para abastecermos. E temos organização e tecnologia para isto”, comentou Moura.
Publicidade