O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/RS) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) participa, a partir desta terça-feira, 28, da Semana do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovida pelo Ministério da Justiça em todo o país. A data de 30 de julho assinala, desde 2010, o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, de acordo com a Assembleia Geral da ONU.
Em Porto Alegre, o NETP/RS e seus parceiros, como o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) e a ONG Um Grito Pela Vida, vão estar na Estação Rodoviária, nesta terça-feira, 28, a partir das 10h. Quarta-feira, 29, e quinta-feira, 30, participam de mobilizações no Aeroporto Internacional Salgado Filho e na Esquina Democrática. Serão distribuídos nesses locais panfletos informativos sobre o que é e como prevenir o tráfico de pessoas.
A coordenadora do NETP/RS, Alessandra Spalding, salienta que é importante alertar e orientar a sociedade a respeito deste tema. “Com essas ações, almejamos que a população possa se esclarecer sobre o que é o tráfico de pessoas e onde fazer as denúncias”, completa.
Publicidade
Campanha Coração Azul
Criada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC/ONU), a Campanha Coração Azul estimula a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas. Em 2013, o Ministério da Justiça aderiu à campanha, passando a realizar, desde 2014, a Semana Nacional da Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Neste ano, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que também aderiu à iniciativa, terá sua fachada toda iluminada de azul.
Publicidade