O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, prestou homenagens nesta quarta-feira, 1, às vítimas do genocídio de Srebrenica, cometido há 20 anos, e que, segundo ele, “sempre vai pesar na consciência coletiva da comunidade internacional”.
“Nós estamos aqui para relembrar os milhares que perderam suas vidas neste genocídio… Nós estamos aqui para dizer às famílias e amigos das vítimas que nós compartilhamos sua tristeza. Que suas almas descansem em paz”, disse Ban em seu discurso para o evento especial, que honra 8 mil homens e meninos que foram mortos por tropas sérvias da Bósnia que invadiram Srebenica, o maior massacre em solo europeu desde a criação das Nações Unidas.
Durante evento comemorativo em Nova Iorque, Ban lembrou que as Nações Unidas “fundada para evitar que tais crimes se repitam” falharam em suas responsabilidades de proteger a vida de civis inocentes buscando proteção dos conflitos e violência a sua volta. O Secretariado da ONU, o Conselho de Segurança e os Estados-membros compartilham a culpa.
Publicidade
Nas duas décadas desde o genocídio, a ONU tem tomado muitas medidas para cumprir esta obrigação fundamental “de aprender com o massacre”, reforçando o seu trabalho para a prevenção de novos genocídios, enfatizou Ban.