A semana se mostrou favorável ao avanço da semeadura das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Norte do Estado, onde se concentra a maioria das lavouras destinadas à cultura. É o que aponta o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, 11.
Com a umidade do solo em nível ideal, informam os técnicos da Emater/RS-Ascar, os produtores puderam intensificar o plantio e evoluíram para mais de 50% da área prevista para o trigo em regiões importantes, como Ijuí e Santa Rosa. No entanto, em nível estadual, o percentual atinge 26% do total previsto, ficando atrás da média para o período, que é de 29%. As áreas plantadas anteriormente apresentam boa germinação, stand de plantas adequado e desenvolvimento inicial satisfatório. As últimas áreas destinadas à cultura estão sendo dessecadas.
Na área do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que compreende as regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, as estimativas iniciais de plantio não estão se confirmando, reduzindo ainda mais a área ocupada pela cultura na região. Dados atuais estimam em 30% a diminuição. O mesmo cenário é reportado pelo Regional de Santa Rosa, onde se observa uma queda de 10% a 20% em relação ao ano passado.
Publicidade