Termina na noite desta sexta-feira, 5, o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. A inscrição deve ser feita até as 23h59 no site da prova. O pagamento da taxa, no valor de R$ 63, pode ser realizado até o dia 10 de junho.
Na edição deste ano, estão isentos da taxa de inscrição quem concluiu o ensino médio em 2015 matriculado em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem pobres. Por meio das redes sociais, alguns estudantes reclamaram de instabilidade no site do exame. Até meio-dia desta quinta (4), 5,8 milhões haviam se inscrito na prova -o que pode indicar, pela primeira vez em anos recentes, a queda de estudantes participantes.
No ano passado, 9,5 milhões de candidatos se cadastraram no site. Desse total, 8,7 milhões confirmaram a participação (a redução se deve ao não pagamento da inscrição). Como em anos anteriores, o ritmo de inscrição deve aumentar na reta final do prazo definido pelo MEC. Mas, para atingir o patamar de 2014, o volume de inscrições entre ontem e hoje terá que triplicar em comparação ao registrado até aqui.
Publicidade
A mudança nas regras do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) pode estar entre os motivos para essa eventual queda, segundo avaliação de assessores da pasta. A partir de agora, é preciso obter nota mínima de 450 pontos no exame para pleitear o crédito estudantil. O aumento da taxa de inscrição, a nova regra para coibir candidatos faltosos e a entrega do resultado dos treineiros dois meses após o prazo dos demais candidatos também estão entre o fatores apontados.