O Dia das Mães deve reverter cerca de R$ 360 milhões para o comércio do Rio Grande do Sul, desempenho igual em números nominais ao do ano passado. A relevância da data, no calendário dos lojistas, foi percebida em pesquisa realizada pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), na qual 87% dos entrevistados afirmaram presentear as matriarcas anualmente. Neste ano, a tradição deve se repetir: 90,7% dos participantes pretendem comprar mimos alusivos à data. As mães/esposas receberão presentes de 96,3% dos entrevistados, as sogras de 38% e outras mulheres de 8,3%.
Roupas, cosméticos, artigos para casa, acessórios e calçados lideram as intenções de compra. No que se refere ao tíquete médio (valor pago por cada presente), este deverá girar em torno de R$ 102. De acordo com o presidente da AGV, Vilson Noer, a intenção dos entrevistados é presentear: “Mesmo diante de um momento delicado da economia, a importância das mães supera qualquer crise”, afirma Noer.
O cartão de crédito foi apontado pela maioria como a forma de pagamento preferida (45,4%), seguido de dinheiro (43,5%) e do cartão de débito (10,2%). Cerca de 61,1% dos gaúchos participantes farão as compras em lojas de rua, 22,2% em shopping e 13% em outros locais.
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A imensa maioria (85,2%) dos presentes será surpresa. Mas, 14,8% das mamães devem escolher os mimos. Cerca de 73,1% dos entrevistados comprarão os produtos na semana que antecede a data, 11,1% na véspera e 7,4% já compraram. O presidente da AGV, Vilson Noer, ressalta, entretanto, que a recomendação é não deixar para os últimos dias. “Torna-se mais difícil de encontrar variedades e o atendimento tende a ficar mais demorado”, afirma.
Com informações da Uffizi – Concultoria em Comunicação.
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