Durante a 42ª edição da Operação Viagem Segura, no feriado de Tiradentes, os órgãos de fiscalização de trânsito fizeram 3.059 testes com etilômetro. Foram retirados das ruas e estradas 164 condutores alcoolizados, e 112 deles foram enquadrados em crime de trânsito.
Em comparação à média das outras 41 operações Viagem Segura, houve crescimento de 27,6% nos testes de etilômetro e significativo decréscimo de condutores alcoolizados – foram 41,8% menos. “Isso pode indicar o início de uma nova cultura, contrária à combinação de álcool e direção”, avalia o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski.
Nos cinco dias de operação, foram fiscalizados 62.546 veículos e registradas 10.588 infrações. Além disso, foram recolhidas 280 Carteiras Nacionais de Habilitação e 920 veículos foram removidos a depósito.
Publicidade
Apesar do controle e prevenção, ocorreram em todo o Estado 868 acidentes nas vias municipais, estaduais e federais, resultando em 26 óbitos e 518 feridos em variados graus. Como nas demais operações, as pessoas hospitalizadas serão acompanhadas pelo Detran/RS por um mês, período indicado pela Organização Mundial da Saúde. Assim, os dados consolidados, a serem divulgados posteriormente, poderão ter alterações.
O número total de acidentes teve redução de 11,3%. Já o índice de óbitos cresceu 29,5%, demonstrando que, se os desastres ocorreram em menor número, a violência e gravidade se intensificaram. A próxima edição da Viagem Segura será no feriado de 1° de maio, Dia do Trabalho.
Publicidade