A Caixa Econômica Federal, que detém 70% do crédito imobiliário no país, anunciou um novo aumento na taxa de juros para financiamentos imobiliários feitos com recursos da poupança. Essa é a segunda alta promovida pela instituição neste ano, a primeira aconteceu em janeiro. Segundo a Caixa, o reajuste é reflexo do aumento da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 12,75% ao ano.
O reajuste é válido para contratos feitos pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH) – que rege a maioria dos financiamentos imobiliários do país e é voltado para imóveis com valor de avaliação até R$ 750 mil. Nos financiamentos feitos pelo SFH, a taxa balcão – para clientes sem relacionamento com o banco – passou de 9,15% ao ano para 9,45% ao ano. Em janeiro, ela não havia sido alterada.
Para quem já tem relacionamento com o banco (quem é correntista, por exemplo), os juros subiram de 9% ao ano para 9,30% ao ano. A nova taxa será aplicada somente aos imóveis financiados a partir do dia 13 de abril. Os financiamentos contratados com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não sofreram reajustes na taxa de juros.
Publicidade