Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Secretário-executivo do MEC garante que contratos do Fies serão renovados

O secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, que atualmente ocupa o cargo de ministro interino da Pasta, afirmou durante entrevista cedida à Rádio Guaíba nesta segunda-feira, 16, que todos os estudantes que possuem contrato de financiamento através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão seus documentos renovados. Conforme Costa, 872 mil universitários em todo o Brasil já conseguiram realizar o aditamento, sendo que o prazo termina apenas no dia 30 de abril. O secretário ainda disse que o MEC possui 1,9 milhão de contratos ativos, enquanto que em 2010 o número era de apenas 75 mil. Em 2015, apenas, 180 mil novos contratos foram assinados.

Na sexta-feira, 13, as instituições de ensino superior conseguiram suspender a porcentagem máxima de reajuste na tarifa financiada pelo Fies. O fato gerou insegurança nos estudantes, que temiam pelo pagamento da diferença. Em relação a esta questão, Costa disse que o reajuste máximo adotado pelo MEC era uma proteção ao estudante. Segundo ele, se a instituição aprovasse a necessidade de o aluno pagar, a medida não seria aceita.

Além disso, o secretário também ressaltou que o sistema está melhorando, que passa por processos de qualificação e que o pagamento é retroativo ao início do semestre letivo. Costa lembrou que o portal chegou a ter 57 mil acessos simultâneos neste ano, enquanto que em 2014, o número não passava de 10 mil. “O governo quer que todos os estudantes estejam dentro da sala de aula, por isso o prazo vai até o final de abril”, reforçou durante a entrevista. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.