O Setor de Fauna Silvestre da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável resgatou nesta quarta-feira, 25, uma jovem coruja (Tyto furcata) em hotel localizado no centro da Capital.
A coruja-das-torres, ou suindara, como é conhecida, foi recolhida por técnicos e veterinários do setor dentro de um quarto do hotel, onde foi avaliada para ser reintroduzida em ambiente natural.
A espécie é uma ave que se adaptou a viver nas cidades, por encontrar abrigo e alimento, principalmente roedores e morcegos. Costumam ocupar forrações e aberturas de edificações para fazer ninhos e, ocasionalmente, os filhotes podem cair durante o aprendizado de voo ou adentrar acidentalmente em residências.
Publicidade
Os animais silvestres são protegidos pela lei de crimes ambientais (9605/98), que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, e multa em caso de morte, perseguição, caça, e utilização de espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a licença obtida.