Em apenas 12 horas, Santa Catarina registrou entre sexta-feira, 13, e sábado, 14, o volume de chuvas esperado para todo o mês de fevereiro no Estado. Houve alagamentos e deslizamentos de terra na faixa litorânea, e algumas estradas ficaram fechadas. Não há ocorrências de vítimas ou desabrigados, segundo a Defesa Civil.
O volume de chuvas entre as 21h da sexta e a manhã deste sábado foi de cerca de 178 mm, de acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). A média histórica de chuva para o mês de fevereiro é de 200 mm. Mesmo com o grande volume de água, o Ciram informa que o nível dos rios da região é normal.
A faixa litorânea que vai da Grande Florianópolis à região norte de Santa Catarina foi afetada por alagamentos e deslizamentos. As estradas que dão acesso à cidade de Governador Celso Ramos (a 50 km de Florianópolis) foram parcialmente fechadas por causa de deslizamentos de terra.
Publicidade
Há previsão de mais chuva no Estado para o fim da tarde deste sábado e o início da madrugada. A Defesa Civil espera de 20 a 30 mm de chuva na Grande Florianópolis, com picos de 80 mm na região do Vale do Itajaí, no norte catarinense. A previsão é que as chuvas fortes continuem a cair até este domingo, especialmente no litoral norte do Estado. Na segunda-feira, 16, o sol volta a aparecer, mas ainda existe a possibilidade de chuvas.