Em reunião nesta sexta-feira, 13, entre Secretaria Estadual da Saúde (SES) e representantes do município de Imbé, ficou acordada a manutenção do serviço aeromédico do Samu Estadual. A equipe de socorristas será remobilizada a partir deste sábado, 14, sediada no Litoral Norte, e seguirá em atividade até o término do veraneio, em março. A partir do encerramento da temporada, ela será substituída por uma equipe própria da SES.
O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, garantiu ao prefeito Pierre Emerin o pagamento do convênio pelo qual o município se encarrega de contratar a equipe de socorristas para o serviço aéreo. O pagamento de janeiro foi repassado ao município nesta sexta-feira, tendo ficado asseguradas as parcelas de fevereiro e o os dias a serem atendidos em março, até o término da Operação Golfinho.
O prefeito de Imbé esclareceu que a forma de pagamento hoje em curso é feita através do recebimento dos recursos do Estado pelo município, que o repasse é feito à Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE) e o consórcio contrata uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que efetua o pagamento dos salários aos profissionais. “É uma vitória de toda a população, especialmente agora no Carnaval”, disse o prefeito Pierre Emerim. Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Luís Henrique Vodovato e o deputado estadual Gabriel de Souza.
Publicidade
A equipe ficará de plantão das 7 às 18 horas, já que a aeronave não voa durante a noite. Acompanha o serviço aeromédico uma base específica do Samu, que ficará ao lado do heliponto de Imbé, com todos os equipamentos para a ambulância e o helicóptero.
O secretário Gabbardo também garantiu a continuidade do serviço após o veraneio. “Manteremos as atividades do atendimento aeromédico, com a transferência dessa aeronave hoje utilizada e dos novos helicópteros a serem incorporados (um deles já em Porto Alegre), não mais sediadas no Litoral, mas sim em Porto Alegre ou num local mais central do Estado, como em Santa Maria, conforme avaliação a ser feita com a nossa área técnica”, afirmou.
A equipe que fará esse atendimento será do quadro da Secretaria Estadual da Saúde, formada por médicos e enfermeiros. “Nesse período até o final do veraneio, será concluído o treinamento desses profissionais, que já são funcionários do Samu e farão uma capacitação para prestar o serviço com o helicóptero, o que terá um apoio da Aeronáutica”, acrescentou o secretário. Para o próximo verão, também já ficou acordado que o serviço voltará a ficar sediado em Imbé.
Publicidade
O uso do helicóptero para situações de socorro médico é definido em conjunto pelo médico que atende o paciente, o serviço para o qual ele precisa ser encaminhado e o responsável pela Central de Regulação Estadual, que é o médico que possui a autoridade para liberar o uso da equipe aeromédica, de acordo com as regras técnicas.