A Defesa Civil do Estado foi acionada por dois municípios que solicitaram kits dormitório para habitantes cujas casas foram destelhadas pelo temporal que se iniciou na noite de sábado, 20: Minas do Leão e Santana do Livramento. Os kits são compostos de colchão, travesseiro e roupa de cama.
Segundo o subchefe da Defesa Civil, coronel Ederson Carlos Franco da Silva, a situação mais grave é na Fronteira Oeste, onde também estão sendo distribuídas lonas para cobrir residências atingidas. “Estamos em contato com todos os demais municípios para ver no que é possível auxiliar”, explica.
O coronel monitora também a situação em Esteio, onde houve grande incidência de destelhamentos. “Mas não foi necessária nenhuma ação do Estado, pois a coordenadoria municipal está dando solução até o momento”, elogia.
Publicidade
A chuva continua caindo, porém, segundo o subchefe da Defesa Civil, não na mesma intensidade que apresentou na noite de sábado. Com isso, reduzem as chances de o quadro se gravar.
Decretos de emergência devem estar prontos na segunda
Até a metade da tarde deste domingo, 21, não foi possível fazer uma estimativa de atingidos, pois há alguns municípios sem contato telefônico. “Neste caso, as coordenadorias regionais enviam equipes para fazer o levantamento no local”, complementa o coronel Ederson.
Publicidade
A expectativa da Defesa Civil é que já na segunda-feira, 22, os decretos de situação de emergência sejam homologados. Com isso, as prefeituras podem acessar recursos especiais para desenvolver ações de recuperação no município.