Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estado

Renda e educação impulsionam crescimento do Idese do RS

A FEE divulgou nesta quarta-feira, 17, o Índice de Desenvolvimento Econômico (Idese) do Rio Grande do Sul, que cresceu 2,4% desde 2010 (1,2% ao ano no período 2010-12). Em 2011, o Idese do Estado era de 0,736 e, em 2012, de 0,744. Essa melhora é significativa no curto espaço de tempo analisado. As informações mostram que o aumento foi, majoritariamente, impulsionado pela expansão do bloco Educação do Idese, que se elevou em 2,3% ao ano, em média, no período 2010-12. O bloco Renda apresentou elevação média de 1,4% ao ano. No bloco Saúde, o crescimento tem sido baixo, dado o alto nível já atingido pelo índice.

O estudo tem demonstrado uma melhora dos índices nos últimos anos. Contudo, o RS apresenta, ainda, nível médio de desenvolvimento, considerando a classificação do Índice em alto (acima de 0,800), médio (entre 0,500 e 0,799) e baixo (abaixo de 0,499) nível de desenvolvimento. O Idese é um indicador-síntese que tem o propósito de mensurar o nível de desenvolvimento dos municípios do RS. 

O objetivo da divulgação do Idese é avaliar e acompanhar a evolução dos indicadores socioeconômicos dos municípios do Estado, bem como fornecer informações para o desenho de políticas públicas específicas de acordo com as necessidades municipais. Com metodologia reformulada no início de 2014, quando foram divulgados os novos índices referentes ao ano de 2010, o Idese é composto por 12 indicadores, divididos em três blocos: Educação, Renda e Saúde, nos quais são abordados aspectos quantitativos e qualitativos do processo de desenvolvimento.
 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.