Depois do sufoco de Stan Wawrinka, Roger Federer trouxe tranquilidade à equipe suíça na Copa Davis, nesta sexta-feira, 18, ao vencer com tranquilidade o segundo jogo da série melhor-de-cinco. Jogando em Genebra, o tenista da casa venceu Jesse Huta Galung, apenas o 436º do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/3, em apenas 1h42.
Mais cedo, na abertura do confronto, Wawrinka precisou de 3h09 para bater Thiemo de Bakker, 144º do ranking, por 3 sets a 2. Com a vitória de Federer, a Suíça abre 2 a 0 e fica a apenas uma vitória de fechar o confronto. O triunfo pode ser selado já neste sábado, na partida de duplas. Federer e Wawrinka devem jogar juntos contra Matwe Middelkoop e Tim Van Rijthoven.
Em seu primeiro jogo desde a derrota na final do US Open, Federer oscilou mais do que o esperado nesta sexta-feira, mas não chegou a ser ameaçado pelo rival em nenhum momento da partida. Huta Galung só teve dois break points durante o jogo, sem conseguir convertê-los. Federer obteve quatro quebras, mas precisou de 11 chances para concretizá-las. Os 49 erros não forçados impediram o suíço de vencer com ainda mais facilidade.
Publicidade
Atual campeã da Davis, a Suíça é ampla favorita contra a Holanda. Só disputa a repescagem porque Federer e Wawrinka desfalcaram a equipe na primeira rodada, em março. Sem seus dois grandes jogadores, a Suíça foi derrotada pela Bélgica por 3 a 2, forçando agora a disputa na repescagem para o retorno ao Grupo Mundial.