Largando na pole position, Lewis Hamilton dominou o final de semana em Monza. Neste domingo, 6, o inglês chegou à 40ª vitória na carreira, liderando o GP da Itália de ponta a ponta. Em busca de seu terceiro título mundial, Hamilton amplia para 53 pontos a confortável vantagem na liderança para seu companheiro de equipe, Nico Rosberg (252-199). Sebastian Vettel é o terceiro, com 178 pontos, e Felipe Massa subiu para o quarto lugar, com 97.
Largando em terceiro, Sebastian Vettel conseguiu o segundo lugar na largada e manteve a posição até o final. O brasileiro Felipe Massa pulou de quinto para terceiro logo após o início da corrida. Na primeira rodada de parada nos boxes, a Williams perdeu tempo e Rosberg conseguiu ultrapassar Massa e Valtteri Bottas, que vinha em quarto.
Ao final da prova, o carro de Rosberg teve uma pane e o alemão abandonou a disputa. Massa voltou ao pódio em terceiro, tendo que defender a posição dos ataques do companheiro Bottas até a bandeirada final.
Felipe Nasr chegou a aparecer em oitavo no começo da prova, mas precisou de uma parada extra para consertar a asa dianteira do carro. Com isso, o brasileiro caiu 18º e foi forçado a uma corrida de recuperação, terminando em 13º.
Publicidade
Sebastian Vettel largou em terceiro, mas garantiu a segunda colocação
Foto: Reprodução/Fórmula1
A corrida
Publicidade
Largando em segundo, Kimi Raikkonen teve problemas com o carro e ficou parado por alguns segundos no grid. Os pilotos conseguiram desviar da Ferrari, evitando um possível acidente. O finlandês, que vinha de um final de semana com bom desempenho em seu carro, não teve dificuldades para começar a recuperar posições. Atrasando ao máximo sua parada, Raikkonen conseguiu terminar em quinto, ganhando a posição de Sergio Perez nas voltas finais.
Rosberg também teve problemas na largada. Com um desempenho bem abaixo de Hamilton, o alemão perdeu posições e teve que lidar com o super aquecimento de seus freios. Ele conseguiu pular para o terceiro lugar, após um pit stop preciso da Mercedes, ultrapassando as Williams de Massa e Bottas.
No final da prova, Rosberg teve que abandonar a corrida. Uma pane na Mercedes chegou a soltar uma chama de fogo. Com isso, Massa voltou ao terceiro lugar, apenas três décimos de vantagem a frente de Bottas. O finlandês pressionou até a bandeirada final.
Publicidade
Felipe Massa largou em quinto, mas garantiu a terceira colocação no pódio
Foto: Reprodução/Fórmula1
Hamilton investigado
Publicidade
Nas voltas finais, a Mercedes pediu que Hamilton aumentasse o ritmo na liderança. O inglês seguiu fazendo voltas mais rápidas, para ampliar a vantagem sobre Vettel.
Ao final da corrida, a direção da prova disse que está investigando o inglês por causa da pressão dos pneus. Se punido, Hamilton pode ter um acréscimo de 25s em seu tempo. Como terminou 25s042 à frente de Vettel, não corre risco de perder a vitória.
A próxima etapa do Mundial será o GP de Cingapura, no dia 13 de setembro.
Publicidade
A classificação final do GP da Itália
1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
3. Felipe Massa (BRA/Williams)
4. Valtteri Bottas (FIN/Williams)
5. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
6. Sergio Perez (MEX/Force India)
7. Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
8. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
9. Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
10. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
11. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
12. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
13. Felipe Nasr (BRA/Sauber)
14. Jenson Button (ING/McLaren)
15. Will Stevens (ING/Marussia)
16. Roberto Merhi (ESP/Marussia)
Não completaram:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)