Pouco mais de nove meses após ser demitido do comando do Corinthians, Mano Menezes está de clube novo. O passo-sobradense foi confirmado na tarde desta terça-feira, 1º, como novo treinador do Cruzeiro, e tem a dura missão de tirar a equipe mineira da parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro. Junto com ele, chegarão para trabalhar no clube o assistente Sidnei Lobo e o preparador físico Eduardo Silva.
Mano substitui Vanderlei Luxemburgo, que caiu após a derrota da Raposa para o Santos no último domingo, 30, em pleno Estádio do Mineirão. O novo comandante já viaja para Campinas nesta terça, onde vai assistir nesta quarta-feira, 2, a partida do time celeste contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. O Cruzeiro ocupa a 16ª posição na tabela, com 22 pontos, mesma pontuação de Goiás e Coritiba, que estão na zona de rebaixamento.
Desde que foi saiu do Corinthians, Mano aproveitou o tempo disponível para estudar. No primeiro semestre deste ano, ele esteve na Europa, onde visitou clubes e participou de cursos da Uefa voltados a treinadores profissionais. Chegou a ser sondado pelo Inter após a demissão de Diego Aguirre, mas divergências com o presidente Vitório Piffero impediram o acerto com o Colorado.
Publicidade
Trajetória
Aos 53 anos, Mano teve seu primeiro trabalho à frente de uma equipe profissional em 1997, quando comandou o Guarani de Venâncio Aires. Mas ficou conhecido por levar o 15 de Novembro à semifinal da Copa do Brasil, em 2004. Depois de uma boa passagem pelo Caxias, chegou ao Grêmio em 2005, e recolocou o clube na elite do Brasileirão. Conquistou duas vezes o Campeonato Gaúcho (2006 e 2007) e levou o Tricolor à final da Copa Libertadores, onde perdeu para o Boca Juniors.
Em 2008, foi contratado pelo Corinthians e conduziu a equipe de volta à Série A, com a melhor campanha da história da Série B. No ano seguinte, conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil pelo Timão. Em 2010, após a Copa do Mundo, foi chamado pela CBF para treinar a Seleção Brasileira, onde ficou até 2012. Não conseguiu fazer o Brasil jogar um bom futebol e fracassou nos dois principais objetivos (Copa América e Olimpíadas). Assumiu o Flamengo em 2013, mas ficou apenas três meses no comando do clube. No início do ano passado, voltou ao Corinthians e conseguiu levar a equipe de volta à Libertadores. No entanto, seu contrato não foi renovado.
Publicidade