Dois clubes que se encontram em situações completamente distintas na atual temporada se encaram esta noite pela primeira rodada das oitavas de final da Copa do Brasil. O Grêmio é um dos ponteiros do Brasileirão – está em terceiro lugar, com os mesmos 36 pontos do Atlético-MG, que leva vantagem no saldo de gols –, enquanto o Coritiba não consegue sair da zona de rebaixamento para a Série B. No torneio em que se enfrentam nesta quarta-feira, 19, a partir das 19h30, o time gaúcho vai com a força máxima do técnico Roger Machado – os titulares Walace e Luan estão fora – e o paranaense, de Ney Franco, tem seis desfalques, todos por já terem atuado na competição por outras equipes nas fases anteriores. Diante disso, o Tricolor espera encaminhar a passagem às quartas de final já neste confronto em Curitiba.
Apesar da situação delicada do adversário, o volante gremista Edinho receita consistência defensiva, a fim de não tomar gol, e sabedoria para encontrar a vitória, de preferência com um escore que dê tranquilidade para o confronto de volta, que será na quinta-feira da semana que vem, às 21 horas, na Arena do Grêmio. “Um resultado muito ruim pode prejudicar o segundo jogo. Sabemos que eles vêm de duas vitórias, mas têm jogadores que não poderão atuar. O Grêmio tem que ser inteligente e, principalmente, buscar não tomar gol. Temos que entrar forte e vencer, se possível. Mas o empate é um resultado bom, que pode nos dar a chance de passar nos dois jogos”, ponderou Edinho. Ele inicia como titular no lugar de Walace, que mais uma vez está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Quem também não encara o Coxa esta noite é o meia-atacante Luan, que padece de amigdalite e foi vetado pelo Departamento Médico. Sem ele, o Tricolor encontrou dificuldade para superar o Joinville por 2 a 1, de virada, na Arena domingo passado, pelo Brasileirão. Edinho ressalva, no entanto, que o elenco inteiro entende a proposta de jogo de Roger Machado, que assumiu o comando técnico no lugar de Luiz Felipe Scolari justamente após uma derrota para o Coritiba em casa, na segunda rodada do campeonato, em maio. O próprio volante foi resgatado para a equipe, após ser preterido por Felipão.
Publicidade
“O técnico é outro, a mentalidade e a forma de jogar também. Aquele jogo foi um divisor de águas, que trouxe o Roger e ele mudou a cara do Grêmio. Ele faz coisas que eu nunca tinha visto, como os vídeos no intervalo. Ele tem os vídeos no computador e mostra as jogadas boas e erradas. A preleção do intervalo é de acordo com isso, mostra onde estava cada um. É uma coisa fantástica. Assim como o treino, que facilita pro jogador. Entramos em campo com as jogadas na cabeça. É fascinante. Quando se pega a bola, todos fazem o movimento que ensaiamos”, explicou o volante.
Coxa está assombrado e desfalcado
O Coritiba ingressou na zona de rebaixamento do Brasileirão na quinta rodada e não saiu mais de lá. Após 19 jogos, ocupa a 18ª posição na tabela de classificação, com 18 pontos. Assim, a ordem no Estádio Couto Pereira é priorizar a fuga da degola para a Série B. Até porque, ainda que não quisesse, o técnico Ney Franco é obrigado a escalar um time misto na Copa do Brasil, já que seis titulares estão impedidos de jogar por já terem atuado por outros clubes: o goleiro Wilson, os meias Lúcio Flávio e Esquerdinha e os atacantes Marcos Aurélio, Paulinho e Henrique Almeida.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL – OITAVAS DE FINAL
CORITIBA x GRÊMIO
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 19 de agosto de 2015, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Rogerio Pablos Zanardo (Asp.Fifa-SP)
CORITIBA: Vaná; Ivan, Rafael Marques, Leandro Silva e Juan; João Paulo, Misael, Ruy e Thiago Galhardo, Rafhael Lucas e Evandro
Técnico: Ney Franco
Publicidade
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano e Douglas; Pedro Rocha e Bobô
Técnico: Roger Machado