A Federação Internacional de Basquete (Fiba) resolveu fazer uma alteração radical no formato do Pré-Olímpico Mundial Masculino, último evento classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem. A competição, ainda sem sede definida, terá três grupos de quatro equipes. O vencedor de cada chave vai à Olimpíada.
Assim, cada time terá apenas uma chance de avançar aos Jogos pela competição: vencer o grupo, que será formado a partir de sorteio. Até o ano passado, o torneio tinha quatro chaves de três equipes. As duas primeiras avançavam às quartas de final. Foram aos Jogos de Londres os vencedores das semifinais (Rússia e Lituânia) e o terceiro colocado (a Nigéria).
Por conta do novo formato, não haveria problema de cada um dos três grupos do Pré-Olímpico ser organizado em um país diferente, afinal, os times de chaves diferentes não vão se enfrentar em nenhum momento da competição.
Publicidade
Os torneios regionais que serão realizados entre agosto e setembro vão definir os classificados de cada continente. Europa e Américas têm duas vagas cada, contra uma de Ásia, África e Oceania. Os Estados Unidos estão garantidos como campeões mundiais e nem disputam a Copa América, enquanto o Brasil teve seu convite confirmado. A Rússia estava proibida de participar de competições oficiais, mas voltou a receber permissão da Fiba para poder jogar o EuroBasket, o campeonato europeu.