O Grêmio enfrentou o Criciúma nesta terça-feira, 14, no jogo de ida pela 3ª fase da Copa do Brasil em Porto Alegre. O resultado decepcionou os presentes na Arena e colocou a classificação em risco. Derrota por 1 a 0, com gol marcado por Lucca aos 33 minutos do primeiro tempo.
O jogo de volta, no Heriberto Hülse, acontece na terça-feira, 21, às 21 horas. Quem se classificar neste confronto avança às oitavas de final. Nesta fase, os encontros são definidos em sorteio. Os seis representantes brasileiros na Copa Libertadores ingressam na competição.
O Grêmio do técnico Roger Machado venceu seis dos últimos sete jogos disputados no Brasileirão. Já na Copa do Brasil, a última partida aconteceu em 13 de maio, quando a equipe eliminou o CRB ao vencer por 3 a 1 em Maceió. Na época, ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Nesta nova fase tricolor, com aproveitamento superior a 70%, Roger Machado aplicou conceitos inovadores e deu características marcantes ao time, como intensidade e organização. Os desfalques seriam os laterais Rafael Galhardo e Marcelo Oliveira, ambos lesionados, e o zagueiro Rhodolfo, ausente devido a negociações com o Besiktas, da Turquia.
Publicidade
O Criciúma havia atuado pela última vez na Copa do Brasil em 23 de abril, quando eliminou o Bragantino no jogo de ida, ao vencer por 3 a 0 no Nabi Abi Chedid. O treinador era Moacir Júnior e uma formação muito diferente da atual. Na Série B do Brasileiro, a equipe ocupa apenas a 13ª posição e o técnico desde 16 de junho é o sérvio Dejan Petkovic, famoso camisa 10 dos anos 90 e 2000. O time catarinense sustenta cinco jogos de invencibilidade a partir da troca no comando.
O Criciúma não teria o atacante Neto Baiano, que já atuou na competição pelo Vitória. O zagueiro Rafael Pereira rescindiu contrato na segunda-feira e também seria outra baixa. O zagueiro Fábio Ferreira foi vetado pelo departamento médico antes da partida. Barreto está com a seleção brasileira no Pan-Americano. Bruno Lopes e Walfrido estão lesionados na coxa direita. O lateral-esquerdo Rômulo sofreu uma lesão no joelho e está fora da temporada.
Grêmio e Criciúma fazem um dos duelos de maior história da Copa do Brasil. Em 1991, treinado por Luiz Felipe Scolari, o Tigre foi campeão em cima do Tricolor ao empatar em 1 a 1 no Olímpico e em 0 a 0 no Heriberto Hülse. Em 1994 e 1996, porém, o time gaúcho deu o troco, eliminando os catarinenses da competição, na primeira fase e quartas de final, respectivamente. Roger Machado foi campeão do torneio com o Grêmio em 1994, 1997 e 2001, além de ter levantado a taça também em 2007, pelo Fluminense.
Publicidade
Grêmio terá que vencer por dois gols de diferença no Heriberto Hülse
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Publicidade
A primeira boa chance foi do Grêmio aos quatro minutos. Rafael Galhardo foi derrubado por Adalberto na direita. Douglas cobrou a falta e Luan desviou de cabeça. A bola saiu à direita de Luiz. Na marca dos sete, o Criciúma criou a primeira ação ofensiva. Guilerme Santos avançou na esquerda e cruzou para a grande área. Juba bateu e Marcelo Hermes interceptou. No escanteio pela esquerda, cobrado por Rodrigo Andrade, a bola foi rolada e Guilherme Santos concluiu de primeira. Marcelo Grohe defendeu com segurança. Aos 12, Lucca conduziu pela esquerda, carregou a bola para o meio e arrematou. A bola subiu e passou acima do travessão. O Grêmio ameaçou novamente aos 15. Após troca de passes, Maicon dominou na meia direita e soltou a bomba. A bola viajou rente ao travessão. Aos 19, Rafael Galhardo dominou pela direita e abriu espaço para finalizar de trivela. A bola saiu com um efeito bonito, mas não ganhou a direção correta. O Grêmio teve um gol anulado por impedimento aos 22 minutos. Pedro Rocha recebeu passe de Luan e encobriu o goleiro Luiz na jogada. Já aos 23, a equipe catarinense ameaçou. Maicon Silva acionou Rodrigo Andrade, que arrematou da entrada da área. A bola saiu por cima.
Aos 27, Rodrigo Andrade conduziu pelo meio e encontrou espaço para concluir da meia-lua. O chute saiu fraco e rasteiro, com defesa tranquila de Marcelo Grohe. Já aos 29, Giuliano recebeu de Luan e finalizou de primeira. A bola saiu longe do gol. O Criciúma abriu o placar aos 33 minutos. Rodrigo Andrade alçou a bola na área da direita e Lucca dividiu com Pedro Rocha para cabecear. Marcelo Grohe não alcançou no canto direito e o time catarinense comemorou o gol marcado na casa do adversário. O Grêmio tentava reagir e faltas seguidas quebravam o ritmo do jogo nos minutos finais. Aos 42, Douglas cobrou escanteio da direita e Pedro Geromel conseguiu dominar para alçar a bola na pequena área. Erazo não alcançou. No minuto seguinte, Pedro Rocha bateu ao avançar na direita e Luiz mandou para escanteio. Aos 44, Luan acelerou na esquerda e deu um toque colocado de direita. Luiz caiu para fazer a defesa. Aos 47, Giuliano recebeu na grande área e encontrou espaço para finalizar de direita. Wanderson apareceu para interceptar. Apesar da pressão, o Criciúma garantiu a vitória parcial na primeira etapa.
Publicidade
Derrota em casa dificultou classificação do Grêmio às oitavas
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
No segundo tempo, o Criciúma quase ampliou aos seis minutos. Paulo Sérgio ajeitou e Wellington arrematou da intermediária. A bola saiu em direção ao ângulo esquerdo e Marcelo Grohe saltou para espalmar. No escanteio pela direita, outro lance de perigo. Rodrigo Andrade alçou na área e Adalberto cabeceou. Marcelo Hermes salvou em cima da linha. Aos 10, Giuliano rolou para Marcelo Hermes, que ajeitou e bateu de canhota. A bola tocou no lado externo da rede, pelo lado direito. Impaciente, o técnico Roger Machado optou pela entrada de Fernandinho na vaga de Douglas. Aos 13, Giuliano tabelou com Pedro Rocha e Fernandinho, mas lançou em profundidade para Marcelo Hermes. O lateral ingressou na área com velocidade e bateu por baixo do goleiro Luiz. A bola saiu em diagonal e passou rente à trave esquerda. A primeira troca do Criciúma aconteceu aos 16, com a entrada de Jefferson na vaga de Rodrigo Andrade. Aos 19, Pedro Rocha driblou pela esquerda na grande área e bateu forte de canhota. Adalberto conseguiu interceptar na trajetória.
O Grêmio pressionava no ataque, enquanto o Criciúma armava uma retranca para explorar apenas os contra-ataques. Aos 20, Fernandinho recebeu passe de Maicon entre os defensores, mas bateu fraco de canhota, sem dificuldades para Luiz. Aos 25, Pedro Rocha bateu por cima. Roger Machado queria ao menos o empate. Aos 26, colocou Yuri Mamute na vaga de Pedro Rocha e aos 31, Braian Rodríguez no posto de Luan. Aos 34, o Criciúma desperdiçou a chance de deixar Porto Alegre com imensa vantagem no duelo. Lucca recebeu na esquerda, passou por Walace e rolou para o centro da grande área. Paulo Sérgio estava com o gol livre para marcar e bateu de primeira. A bola saiu sem direção, por cima do travessão. Aos 35, Cristiano entrou na vaga de Guilherme Santos. Aos 38, Yuri Mamute recebeu de Walace, bateu forte, Luiz espalmou e Braian Rodríguez completou sobre a marcação. A última alteração do time catarinense foi a entrada de Jonas na vaga de Wellington. Em dividida com Cristiano, Yuri Mamute sentiu o tornozelo esquerdo e deixou o Grêmio com um jogador a menos. A insistência nos estertores não resultou em gol e o Tricolor tera´que reverter a situação no litoral sul de Santa Catarina.
Publicidade
FICHA TÉCNICA – COPA DO BRASIL
3ª FASE – JOGO DE IDA
GRÊMIO 0 x 1 CRICIÚMA
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 14/07/2015
Horário: 21 horas
Árbitro: Bruno Araújo (RJ)
Assistentes: Dibert Moisés (Esp. RJ) e Michael Correia (RJ)
Cartões amarelos: Rodrigo Andrade, Guilherme Santos, Wellington, Paulo Sérgio e Jefferson (Criciúma)
Gol: Lucca (Criciúma) – 33min/1º
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas (Fernandinho); Luan (Braian Rodríguez) e Pedro Rocha (Yuri Mamute)
Técnico: Roger Machado
CRICIÚMA: Luiz; Maicon Silva, Wanderson, Adalberto e Guilherme Santos (Cristiano); Wellington (Jonas), Marcão, Paulo Sérgio e Rodrigo Andrade (Jefferson); Juba e Lucca
Técnico: Dejan Petkovic