O comunicado divulgado pelo Grupo de Estratégia da F1 nesta quinta-feira, 2, encerra com uma informação que pode resultar em um formato de fim de semana completamente diferente nas etapas do Mundial: duas corridas seriam realizadas.
O Grupo de Estratégia se reuniu neste fim de semana, e propostas para uma mudança na programação das etapas do campeonato foram debatidas. A principal delas, de acordo com o jornalista Will Buxton, da NBC Sports, é que o TL3 se transformaria na classificação, e que uma corrida classificatória na tarde de sábado é que definiria o grid de largada para o GP de domingo.
Formato semelhante já é adotado em outras categorias, como o Mundial de GT. A ideia é que essa nova prova tenha duração de uma hora. “Empolgantes e inovadoras, diversas mudanças à classificação e ao formato dos finais de semana de corrida também foram discutidas e estão sendo avaliadas pela FIA e pela FOM para introdução já na temporada 2016”, diz a nota oficial.
Publicidade
Há duas semanas, no fim de semana do GP da Áustria, o presidente da FIA havia comentado sobre o assunto. “O formato do fim de semana pode ser melhorado. Se deveríamos aumentar ou encurtar a corrida em dez voltas, é algo a ser debatido. Deveríamos fazer uma corrida curta no sábado? Por que não?”, falou Jean Todt.
Qualquer mudança envolve muitas questões logísticas e de negócios, como, por exemplo, a venda das atividades para a televisão, bem como questões referentes ao regulamento técnico e esportivo. Uma proposta final ainda precisaria ser aprovada pelo próprio Grupo de Estratégia em uma próxima reunião.
Publicidade