O atacante Rafael Moura, autor do gol que deu a classificação à semifinal da Libertadores para o Internacional, salvou o Colorado novamente na noite desta quinta-feira. Após um desempenho fraco, em que o time escalado por Diego Aguirre foi dominado pelo Palmeiras durante quase toda a partida, a equipe gaúcha precisou levar um gol para acordar. Vitinho e Moura, que haviam acabado de entrar em campo, empataram o placar e garantiram um importante ponto no Allianz Parque. Apesar de nos minutos finais o Inter ter tido até a chance de virar o jogo, o resultado final de 1 x 1 foi comemorado pelos jogadores. Mesmo assim, com apenas uma vitória em cinco jogos, os colorados veem os líderes do Brasileirão cada vez mais distantes na tabela.
Apesar de o Palmeiras ter sido muito superior no primeiro tempo, o gol da equipe da casa só saiu aos 19 minutos da etapa complementar. O veterano Zé Roberto, ex Grêmio, cobrou escanteio na cabeça do zagueiro Vitor Hugo, que mandou para o fundo das redes. Com isso, Aguirre mudou o time colocando Anderson, Vitinho e Rafael Moura, mudando o Inter e a história da partida. Aos 31, no seu primeiro lance em campo, Vitinho cruzou para Moura que empatou o placar.
O empate deixa o Inter em 13º no Campeonato Brasileiro, com seis pontos. O próximo desafio é contra o Coritiba, no domingo, às 11 horas, em casa. O Palmeiras tem os mesmos seis pontos do Colorado, mas fica uma posição a frente por ter melhor saldo de gols. O time de Oswaldo de Oliveira também joga no próximo domingo, às 19h30, contra o Figueirense em Florianópolis.
Publicidade
O jogo
Primeiro tempo:
O jogo no Allianz Parque já teve confusão e cartão amarelo antes mesmo do apito inicial. O árbitro, estreante no Brasileirão, verificou que o zagueiro Paulão estava com um problema na meia e pediu para troca-la. Porém, quis iniciar a partida enquanto o jogador fazia a troca. Como os atletas colorados se negaram, uma discussão acabou com o meia Alex amarelado. Nesse clima, o jogo começou tenso e com boas chances para os dois lados. Em um contra-ataque, Nilmar avançou com velocidade, ultrapassando a defesa do Palmeiras, e obrigando Prass a sair do gol para ficar com a bola. Logo na sequência, aos dois minutos, uma cobrança rápida de lateral para a equipe da casa deixou Kelvin sozinho dentro da área. O meia encobriu Alisson e Juan salvou o colorado em cima da linha, mandando a bola para escanteio.
Publicidade
Com o bom lance logo no início, o Palmeiras seguiu tentando abrir o placar na sua casa. Dudu, Zé Roberto e Lucas empilharam lances, mas em nenhum momento apresentaram risco ao gol de Alisson. Já o Inter parou em falhas de seus jogadores, como Nilton e Paulão, que desperdissaram chances e erraram passes. Aos 29, o goleiro Fernando Prass lançou Lucas que deu um lindo lençol no estreante Artur. A bola sobrou para Kelvin que ajeitou para Zé Roberto. O veterano, ex Grêmio, bateu com força perto do gol, para fora.
Nos minutos finais do primeiro tempo, a intensidade do Palmeiras diminuiu e o jogo baixou bastante de qualidade. Sem nenhuma grande chance para ambos os lados, o único momento em que a torcida no Allianz Parque se animou foi quando, aos 35, Dudu foi lançado livre e mandou para o fundo das redes. O árbitro, porém, marcou impedimento do jogador. Na saída para o intervalo, os jogadores do Inter falaram em muita intensidade do adversário e prometeram jogar mais no segundo tempo.
Segundo tempo:
Publicidade
A etapa complementar começou da mesma forma que o primeiro tempo terminou, sem grandes chances e com muitos erros para os dois lados. O Inter que assustou primeiro, aos 9 minutos, quando Alan Ruschel e Alex fizeram boa troca de passes e Prass precisou interceptar. Logo na sequência, foi a vez de Alisson trabalhar. Kelvin recebeu bom passe dentro da área e bateu cruzado para a defesa do camisa 1 colorado. Três minutos depois, Egídio encontrou Rafael Marques livre que bateu de fora da área. Alisson salvou novamente.
Os jogadores do Inter seguiram falhando. Anderson, que tinha acabado de entrar na partida, lançou Nilmar aos 17 minutos do segundo tempo. O atacante, porém, não conseguiu dominar. O lance feio foi festejado pela torcida palmerense. Aos 19 minutos, a má atuação colorada foi punida com o gol de Vitor Hugo. Zé Roberto cobrou escanteio na cabeça do zagueiro, que mandou para o fundo das redes sem chances para Alisson. Aberto o placar no Aliianz!
Atrás no placar, Aguirre mudou o time e o resultado foi instantâneo! No seu primeiro lance, Vitinho cruzou e Fernando Prass não conseguiu afastar. Na confusão, sobrou para Rafael Moura – que havia entrado há cinco minutos – e o artilheiro mandou pro fundo do gol, igualando o placar. He-man outra vez salvando o Colorado. Com as alterações, o Inter entrou no jogo. Anderson mais uma vez apareceu muito bem na partida. Já a dupla Moura e Vitinho quase virou a partida aos 39, em um contra-ataque de velocidade que foi interrompido apenas por Prass, que se adiantou.
Publicidade
O jogo ficou muito bom nos seus minutos finais. Aos 40, Moura de dentro da área quase virou. Prass salvou e Ernano, no rebote, obrigou o goleiro do Palmeiras a fazer um milagre. Ainda nos acréscimos o Inter pressionou, mas sem vencer a defesa palmerense. Com o apito final, vaias da torcida e festa dos jogadores colorados.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão – 5ª rodada
Publicidade
Palmeiras 1 x 1 Internacional
Palmeiras
Fernando Prass; Lucas, Vitor Hugo, Jackson e Egidio; Gabriel, Arouca, Zé Roberto (Cristaldo) e Rafael Marques; Kelvin e Dudu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Inter
Alisson; Ernando, Paulão, Juan e Artur (Vitinho); Nilton (Rafael Moura), Nicolas Freitas, Alex (Anderson), Valdívia e Alan Ruschel; Nilmar. Técnico: Diego Aguirre.
Gols: Vitor Hugo (19min/2ºT), para o Palmeiras; Rafael Moura (30min/2ºT), para o Inter.
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Horário: às 21h
Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (PR), com Rafael Trombeta e Sidmar dos Santos Meurer (ambos do PR)