A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do curso de Educação Física, firmou uma parceria com a empresa de Basquete Sabones da Lituânia. Por meio do acordo, cerca de 40 atletas do Projeto Cestinha Sesi/Unisc, entre 12 e 15 anos, participaram de clínicas de Basquete, realizadas nos dias 18, 19 e 20 de maio, no ginásio Pedagógico da Instituição. Também foram oferecidas palestras para os estudantes do curso de Educação Física.
O trabalho foi intermediado pelo ex-jogador de basquete do Corinthians de Santa Cruz do Sul, Antônio Krebs Júnior, o Pitú, que esteve em fevereiro deste ano naquele país para jogar master. “A Lituânia figura entre os primeiros países em termos de potência mundial de basquete. Por isso, achei interessante propor a ideia de oferecer essa experiência para Santa Cruz do Sul”, explicou. Os treinos foram aplicados pelo técnico Dalius Lubys, e as palestras foram proferidas pelo gerente de eventos da Sabones, Tomas Degutis.
Entre os atletas do Cestinha que receberam a atividade esteve Leonardo Kafer, 12 anos. “Achei a experiência ótima e espero que se repita. O treinador nos passou fundamentos e técnicas interessantes e treinos bem forçados. Além disso, gostei de ter tido a oportunidade de ter contato com outro idioma”, salientou. Para o coordenador do Projeto Cestinha Sesi/Unisc, Gilmar Weis, a atividade serviu de motivação para os meninos e proporcionou a abertura de uma realidade diferente em relação ao esporte. “Acredito que a partir desse intercâmbio os nossos atletas e treinadores terão uma visão diferente do basquete e poderão se cobrar mais, até pelo fato de na Lituânia os treinos ocorrerem diariamente e aqui somente três vezes por semana”, salientou.
Publicidade