O Avenida enfrentou o Lajeadense na tarde deste sábado, 24, no Estádio dos Eucaliptos, e empatou em 2 a 2. Gilmar e Rafael Gava marcaram para os visitantes no primeiro tempo. Giba e Márcio Tinga deixaram tudo igual para o time da casa na etapa final. No Campeonato Gaúcho, o Avenida vai enfrentar o Lajeadense no dia 11 de fevereiro, fora de casa. A estreia das duas equipes na competição será no dia 1º de fevereiro. O Lajeadense recebe o Internacional às 17 horas, enquanto o Avenida enfrenta o São José em Porto Alegre às 18 horas.
Durante a semana, o técnico Tonho Gil comandou dois treinos coletivos e buscou acertar os erros que ficaram evidentes na derrota para o Brasil de Pelotas por 4 a 1 no último sábado. Um dos pontos frisados foi a compactação dos setores, que deixou a desejar no teste do Bento Freitas. O Lajeadense foi bem no amistoso que disputou contra o Juventude, também no dia 17, em Farroupilha. Venceu por 2 a 1 e demonstrou qualidade sob o comando de Luiz Carlos Winck.
O Avenida começou com boa movimentação. O primeiro chute perigoso foi de Jackson, que bateu forte. O goleiro Luiz Müller levou a bolada no estômago e chegou a precisar de atendimento. O Avenida pressionava. Aos cinco minutos, Miro Bahia ficou com a bola na intermediária e arriscou o chute. A bomba explodiu na defesa. O Lajeadense tentava reduzir os espaços e para conseguir trocar passes e criar ações ofensivas, jogadores como Ramos e Miro Bahia exerciam papéis importantes ao mudarem de posicionamento constantemente com o objetivo de ter a bola nos pés.
Publicidade
Após um período de estudos e intensa disputa no meio-campo, o Lajeadense foi quem abriu o placar. A defesa do Avenida foi lenta e Rafael Gava foi travado somente pelo goleiro Jonatas, que cometeu pênalti aos 20 minutos. Gilmar cobrou e colocou no canto esquerdo aos 21. Com a vantagem no placar, o time de Lajeado começou a crescer na partida e passou a dominar o tempo com a posse de bola. Aos 29 minutos, Rafael Gava cobrou falta direta e Jonatas precisou espalmar para evitar o gol. Aos 31, Jackson cruzou e Giba ajeitou para Miro Bahia finalizar. A bola saiu em escanteio. O Lajeadense ampliou aos 35 minutos. Gilmar dominou pela direita e serviu Rafael Gava, que deslocou Jonatas na conclusão, um chute forte no canto esquerdo. Aos 42, foi a vez de Ramon bater em diagonal e levar perigo. A bola passou rente à trave esquerda.
Avenida melhorou no segundo tempo e chegou ao empate
Foto: Rodrigo Assmann
Publicidade
O técnico Tonho Gil afirmou no retorno ao gramado para o segundo tempo que a equipe precisaria adotar uma postura totalmente diferente para tentar empatar ou virar a partida. Ele pedia maior atenção ao setor ofensivo e organização nas ações ofensivas. Foram quatro alterações na volta do intervalo. E o gol saiu cedo. Aos quatro minutos, Alexandre acionou Jackson, que cruzou da direita para o cabeceio preciso de Giba. O Avenida ganhou agilidade, com a presença de Alexandre e também de Leonardo, que se movia pelos flancos e aparecia como opção nas investidas ao ataque.
As bolas paradas eram as principais oportunidades. Foram três faltas próximas à área, todas desperdiçadas, até os 20 minutos. Alexandre alçava a bola na área, mas faltava o oportunismo para as conclusões. Aos 21 minutos, Paulinho Simionato disparou pela esquerda e ingressou na área, quando foi derrubado por Thiago. Na cobrança, Márcio Tinga bateu e não deu chances a Luiz Müller, ao bater no canto esquerdo, oposto ao goleiro. Depois, na jogada seguinte, Alexandre esticou para Leonardo, que bateu para o gol. Os jogadores reclamaram de pênalti, já que a bola tocou no braço de Leandro Camilo. Jonatas precisou trabalhar aos 24 minutos, em investida de Maicon, que avançou sozinho e encontrou espaço para finalizar. Aos 26 minutos, Márcio Goiano cruzou na área e a bola passou por Thiago, que quase colocou na rede.
Aos 28 minutos, Paulinho Simionato desviou de cabeça e quase marcou, após bola alçada por Alexandre na esquerda. Aos 29 minutos, Leonardo dominou e ganhou da marcação para concluir. O chute saiu ruim e fraco, fácil para Luiz Müller. O Lajeadense passou a controlar aos ações a partir dos 35. O Avenida tentava frear com faltas e arbitragem não poupou cartões. Luís Vinícius é quem levantava as bolas na área. Luiz Müller precisou defender em dois tempos aos 41, em chute colocado de Alexandre. Aos 43, Leonardo arriscou o chute e Luiz Müller defendeu mais uma. Ainda deu tempo para um chute perigoso de Marabá aos 48, mas a bola passou à direita de Villa. No apito final, empate nos Eucaliptos.
Publicidade
AVENIDA 2 x 2 LAJEADENSE
Data: 24/01/2015
Local: Estádio dos Eucaliptos, Santa Cruz do Sul
Horário: 17 horas
Gols: Gilmar (Lajeadense) – 21min/1º, Rafael Gava (Lajeadense) – 36min/1º, Giba (Avenida) – 4min/2º e Márcio Tinga (Avenida) – 22min/2º
Cartões amarelos: Jackson, Altair, Giba, Wellington, Carlos Alberto e Leonardo (Avenida); Everton, Paulo Josué, Laércio e Willian (Lajeadense)
Cartão vermelho: Wellington (Avenida)
AVENIDA: Jonatas (Alexandre Villa); Jackson (Elias), Léo Korte (Carlos Alberto), Altair (Victor Hugo) e Maurício (Paulinho Araújo); Jonata Escobar (Michel), Ramos (Alexandre), Márcio Tinga (Wellington) e Miro Bahia (Henrique); Juninho Tardelli (Leonardo) e Giba (Paulinho Simionato)
Técnico: Tonho Gil
LAJEADENSE: Luiz Müller; Thiago, Leandro Camilo (Laércio), Everton e Márcio Goiano; Marabá, Matheus Santana (Michel), Rafael Gava (Luís Vinícius) e Paulo Josué (Willian); Gilmar (Maicon) e Ramon (Quaresma)
Técnico: Luiz Carlos Winck
Publicidade