Uma empresa de materiais de construção de Venâncio Aires registrou um caso de estelionato na tarde desta quarta-feira, 28. Segundo o titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Venâncio Aires, delegado Vinícius Lourenço de Assunção, a firma foi vítima do chamado “golpe da lista telefônica”, que já há algum tempo não era registrado no município.
Assunção explica que, nesta ação, os estelionatários entram em contato com empresas, dizendo que fazem anúncios em listas telefônicas e também na internet e oferecendo um anúncio gratuito. Para que o empresário tenha acesso a este benefício precisa, no entanto, atualizar dados e assinar um contrato.
Os golpistas então encaminham um documento com termos diferentes daqueles acordados. As vítimas acabam assinando sem verificar e os criminosos passam, então, a exigir valores elevados para rescisão do acordo e a fazer ameaças com ações judiciais.
Publicidade
LEIA MAIS: Registros de golpes triplicam no primeiro trimestre de 2021
Conforme o delegado, este tipo de golpe era bastante aplicado antes da pandemia, normalmente praticado por quadrilhas especializadas do Estado de São Paulo. O transtorno, no entanto, pode ser evitado pela leitura atenta do contrato enviado.
“Os estelionatários se aproveitam da boa fé e da pressa por parte dos atendentes, que acabam assinando praticamente sem ler. O golpe está exatamente aí, pois, de posse do contrato assinado, os golpistas passam a exigir o seu cumprimento, onde há previsão de pesadas multas. Por vezes, os golpistas se passam por servidores cartorários, ameaçando protestar a dívida supostamente contraída”, relata Vinícius Lourenço de Assunção.
Publicidade
Casos similares a este, ocorridos no Rio Grande do Sul, devem ser registrados em qualquer delegacia de polícia, ou online, pelo site www.delegaciaonline.rs.gov.br.
LEIA MAIS: Procon alerta para golpe da lista telefônica em Santa Cruz
Publicidade