O governador Eduardo Leite está em Brasília nestas terça, 27, e quarta-feira, 28, para cumprir diversas agendas. Na tarde desta terça-feira ele se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros. Leite entregou aos dois, em reuniões separadas, um relatório com o detalhamento das destinações dos repasses federais ao Rio Grande do Sul em 2020 a partir dos dados extraídos do Sistema de Finanças Públicas Estadual (FPE) em março de 2021.
“O Legislativo cumpre um papel importante de fiscalização da aplicação dos recursos públicos, e também sobre a postura e a ação, no caso com relação ao enfrentamento do coronavírus no Brasil. Por isso, todo mundo está acompanhando CPI no Senado para apurar justamente as ações, as omissões de cada uma das partes, especialmente do governo federal, em relação ao coronavírus. E vão também poder observar a aplicação dos recursos federais nos Estados”, destacou o governador.
Durante a reunião com Pacheco, que ocorreu na casa da Presidência do Senado, Leite demonstrou preocupação com o andamento da reforma tributária. O presidente do Senado sugeriu que, assim que o deputado federal Agnaldo Ribeiro, relator da reforma tributária na comissão especial do Congresso, entregue o parecer a respeito dos projetos, seja realizada uma reunião com todos os governadores sobre o assunto. O prazo estabelecido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, é 3 de maio.
Publicidade
Na quarta-feira, 28, o governador se encontrará, às 8 horas, com o secretário Diogo Mac Cord, da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, e com a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marta Seller. Na pauta, a carteira de projetos de desestatização do RS. A agenda também contará com a participação de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
LEIA MAIS: VÍDEO: Leite confirma bandeira vermelha em todo o Estado, sem cogestão
Às 14h15, o governador se dirige à Esplanada dos Ministérios para uma reunião o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, a fim de debater a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Publicidade
Mais tarde, às 16 horas, Leite se reúne com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e às 17 horas, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, por videoconferência. As duas agendas envolvem questões relacionadas à CEEE. O governador retorna a Porto Alegre na quarta à noite.
LEIA MAIS: Novo decreto vai colocar o Estado em bandeira vermelha
Publicidade