Cerca de 100 manifestantes protestaram em frente ao Fórum de Santa Cruz do Sul no fim da tarde desta segunda-feira, 26, para pedir o retorno das aulas presenciais no Estado. Pouco antes das 18 horas, pais de alunos e funcionários de escolas começaram a chegar ao local da manifestação, na esquina das ruas Fernando Abott e Ernesto Alves, no Centro de Santa Cruz.
Com cartazes, faixas, balões e apitos, acompanhados de um carro de som, os manifestantes pediam respeito à comunidade escolar, protestando contra as decisões desencontradas entre a justiça e o governo do Estado, já que o Executivo gaúcho liberou o retorno das atividades escolares dos alunos dos anos iniciais, mas uma decisão da justiça no domingo, 25, acabou frustrando o tão esperado retorno às aulas por parte de pais e alunos nesta segunda-feira.
LEIA MAIS: Governo do Estado recua e suspende novamente as aulas presenciais
Publicidade
Por volta das 18h30, o grupo iniciou uma caminhada até a frente da Câmara de Vereadores, que fica a uma quadra de distância do Fórum. Em frente ao Legislativo, os manifestantes pediram o apoio dos vereadores. A sessão da Câmara transcorria sem público no plenário, e os parlamentares estavam reunidos para a sessão ordinária. O vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB) chegou a comparecer em frente à Câmara e manifestou apoio à causa.
O protesto estendeu-se até as 19 horas. A movimentação foi acompanhada pela Guarda Municipal e pela Brigada Militar. Os manifestantes deixaram o local sem a confirmação de retorno das aulas. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul julga na noite desta segunda-feira o recurso do governo do Estado que pede a liberação das aulas nas séries iniciais.
É o segundo protesto pelo mesmo motivo em Santa Cruz nesta segunda. No fim da manhã, houve manifestação em frente ao Colégio Mauá.
Publicidade
LEIA MAIS: FOTOS: pais protestam e pedem o retorno das aulas em Santa Cruz