O verão bate à porta e é hora de aproveitar a piscina, o sol e o mar. Os meses que estão por vir são ideais para pegar um bronze e ficar com a pele dourada. Mas atenção: é preciso se bronzear com segurança, tomando os devidos cuidados para não danificar a pele e colocar a saúde em risco.
O mantra é antigo, mas vale repetir: o primeiro ingrediente do bronzeado perfeito é tomar sol nas horas corretas e com protetor solar. Segundo Dr. Daniel Dziabas, dermatologista consultor da Netfarma, os melhores horários para se expor aos raios solares são até às 10 horas e após às 16 horas. “E nunca o uso do protetor solar é dispensável. É um erro pensar que não se deve usá-lo nesses períodos em que o sol é mais brando”, alerta o especialista.
Mesmo com o bloqueador solar é possível ficar com a pele bronzeada e, de quebra, fazer com que a cor se mantenha por mais tempo, já que essa proteção evita a descamação que normalmente ocorre quando a pele é agredida pelos raios ultravioletas.
Publicidade
Outra forma de preparar a pele para que o bronzeado seja mais bonito e dure mais é tomar cuidado com a alimentação e hidratação, pois esses fatores garantem que o bronze permaneça por mais tempo, sem perder o brilho ou a tonalidade. “Sem esses cuidados, a pele vai desbotando, ficando opaca e, o bronzeado, que poderia durar até um mês, vai embora rapidinho”, conta Dziabas. Portanto, água, água de coco e sucos nutritivos são as melhores companhias para uma manhã dedicada ao sol.
A alimentação também tem influência direta na manutenção da cor. Alimentos ricos em betacaroteno ajudam a dar uma corzinha a mais, já que essa substância “se fixa” na pele, e junto com a melanina, dá um tom mais dourado.
Os cuidados pós-sol também são importantes: beber muita água e hidratar a pele com cremes específicos fazem com que o bronze se prolongue e deixa a pele aveludada e saudável.
Publicidade