A Igreja Batista do Rio Grande do Sul nasceu na vila de Formosa, quando esta ainda pertencia a Santa Cruz Sul. Hoje, integra Vale do Sol.
A história remonta a 17 de março de 1882, quando chegou à localidade o casal Frederica e Karl Feuerhamel e seus nove filhos. Eles eram da cidade de Retz (região da Pomerânia), da Alemanha. Batistas convictos, logo organizaram uma comunidade.
Seus vizinhos Neitz-ke, Strey, Pitrowski, Waldow e outros foram evangelizados. Frederica era parteira e, no exercício da função, difundia sua crença.
Publicidade
Henriette e August Matschulat
Em setembro de 1884, ocorreram as primeiras conversões: Guilhermina e Germano Neitzke. Em 1886, em uma barragem improvisada no arroio de Formosa, aconteceu o batismo por imersão de 40 novos crentes. O ato foi conduzido pelo irmão Frederico Müller, auxiliado por Germano.
A comunidade batista começou a crescer e, em 1893, chegaram a Formosa o pastor August Matschulat e sua esposa Henriette. Em 5 de outubro de 1893, ele fundou a Igreja Batista de Linha Formosa, com 45 integrantes, a primeira do Rio Grande do Sul.
Publicidade
August foi membro da guarda pessoal do Kaiser (rei) Wilhelm, da Alemanha. Nasceu na Prússia Oriental em 1853 e faleceu em Panambi (RS) em 1939. A igrejinha centenária que construiu ainda é usada.
No Brasil, a primeira Igreja Batista foi fundada em Salvador (Bahia) em 15 de outubro de 1882. Mas em março de 1882, Frederica e Karl já pregavam as ideias batistas no interior de Trombudo (Vale do Sol).
Publicidade