O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. Em Porto Alegre, com realização do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), o evento será realizado no dia 6 de dezembro, na sede do Sindicato (Av. Augusto Meyer, 146), das 8h30 às 12h30.
Durante o encontro no Sinduscon – RS, Gesner Oliveira, consultor da G.O Associados e Leonardo Barreto, cientista político, dois dos especialistas responsáveis pela formulação de parte dos documentos do Guia de Ética e Compliance para lnstituições e Empresas da Construção Civil apresentarão as linhas gerais do tema. O procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Marcelo Lemos, é o convidado a abrir o seminário, cujo painel central intitula-se “Ética e Compliance na Construção”. O segundo palestrante é o diretor de Integridade, Acordos e Cooperação Internacional, da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Renato Capanema. O programa de Compliance desenvolvido pela Siemens AG é o estudo de caso exitoso que será apresentado pelo consultor da Siemens, Lino Sidney.
Guia de Ética & Compliance da Construção Civil
Publicidade
A CBIC também apresentará e distribuirá aos participantes do evento o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para as empresas atuantes no setor. Esse ferramental é inédito e inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática de desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor. O guia está disponível também em meio digital.
O Seminário Ética e Compliance no RS conta com o apoio da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/RS), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 3° Região (CRECI-RS), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), da Pólo RS –Agência de Desenvolvimento, do Sindicato da Habitação e da Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário (Secovi-RS – Agademi), do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral do RS (Sicepot-RS) e do Sindicato das Indústrias de Olaria e de Cerâmica para Construção no Estado do Rio Grande do Sul (Sindicer/RS).
Publicidade