Hoje é o último dia para que os funcionários recebam a primeira parcela do 13º salário. A segunda parte do pagamento deve ser depositada aos trabalhadores até o próximo dia 20. No total, o abono deve injetar mais de R$ 195 bilhões na economia do País, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Para o comércio santa-cruzense, o pagamento do adiantamento vai representar aumento nas vendas. Segundo Lauro Mainardi Júnior, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, o setor está ansioso para que o valor do 13º comece a girar pelo comércio. “As pessoas pagam dívidas, compram. Faz girar a roda”, explica.
Mainardi lembra que neste ano o comérco ainda enfrentou dificuldades. Neste sentido, o 13º salário chega para reanimar as vendas e dar esperança de um fim de ano melhor para os lojistas. “Será mais um Natal com consumo cauteloso, mas já esperamos melhora em relação ao ano passado”, aponta.
Entenda
Publicidade
Têm direito ao 13º todos os trabalhadores da iniciativa privada, empregados domésticos, aposentados e pensionistas do INSS. A primeira parte do 13º representa metade do último salário recebido pelo funcionário. Já em caso de empregados que recebem salários variáveis, em razão de comissões, por exemplo, deve ser calculada uma média do ano todo. Se a empresa optar por pagar todo o salário extra de uma só vez, o depósito deve ser realizado até hoje.
Brigada reforça o policiamento com a Operação Papai Noel
Em entrevista à Rádio Gazeta, o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo, tenente-coronel Valmir José dos Reis, informou que, mais uma vez, será executada a Operação Papai Noel. Por conta da ação, o policiamento será reforçado na área central da cidade, onde há maior circulação de pessoas. Mesmo assim, o comandante orienta a comunidade santa-cruzense a reforçar os cuidados, evitando deixar veículos abertos e andar com muito dinheiro pelas ruas, por exemplo.
Publicidade