Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Lavoura de soja recebe novo projeto da Emater/RS-Ascar

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Embrapa, está realizando em todo o estado o projeto “Lavoura de Resultado”, que tem por objetivo a implantação de uma Unidade de Referência Técnica em diversos municípios para realização do manejo integrado de pragas, doenças, plantas daninhas e perdas na colheita de soja, que servirão como referência para o controle de pragas e doenças.

O manejo integrado, com base em pesquisas da Embrapa, busca incentivar os produtores a adotarem tecnologias e informações para o uso racional dos inseticidas e fungicidas, reduzindo assim o uso de agrotóxicos por parte do agricultor na condução da lavoura, melhorando o controle de pragas e doenças, utilizando somente o necessário de defensivos. Dessa forma, obtém ganhos ambientais e redução no custo de produção da lavoura, além de manter ou melhorar a produtividade da cultura.

Entre as principais metas do projeto estão a redução de um terço da aplicação de inseticidas nas lavouras. Para isso, os técnicos da Emater/RS-Ascar farão, no mínimo, 15 visitas ao produtor de soja em todo o ciclo, do plantio à colheita. Assim como a melhoria na qualidade das aplicações de produtos químicos e biológicos, e o aprimoramento dos critérios de identificação e reconhecimento dos insetos, inclusive, daqueles que são benéficos.

Publicidade

Em Arroio do Tigre, a atividade está sendo desenvolvida na localidade de Linha Barrinha, na propriedade de Sandro Miguel Eichelberger, que cultiva soja em 14 hectares e disponibilizou uma área de 6,7 hectares para o acompanhamento. As vistorias serão realizadas semanalmente e os relatórios serão transmitidos para o Escritório Central da Emater, onde alimentarão o banco de dados de monitoramento do desenvolvimento da cultura da soja no estado. De acordo com o Técnico em Agropecuária da Emater/RS-Ascar de Arroio do Tigre, Ismael Henrique Begrow, atualmente a lavoura acompanhada está no estádio V2 (Segundo nó; primeiro trifólio aberto) com bom desenvolvimento e sem ataques de pragas ou doenças.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.