Pela terceira vez, desde 2014, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) invadiram o Horto Florestal Carola, propriedade da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), em Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A invasão ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 14, por volta das 5h20.
A ocupação tem o intuito de pressionar a CEEE e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)para o cumprimento de um termo de compromisso assinado em 2014. De acordo com o movimento, 500 pessoas participam da ocupação. Segunda a Brigada Militar (BM) de Charqueadas, não houve registro de violência ou confronto.
Conforme o MST, o Incra, no termo, dizia ter interesse em comprar a área de pouco mais de 1 mil hectares para o assentamento de famílias. A CEEE teria que limpar o local que hoje é utlizado como reflorestamento para fabricação postes, retirando a vegetação, tocos de árvores e recolher resíduos de arseniato de cobre de cromatado, produto utilizado para conservação e madeira, utilizado por uma antiga usina de preservação de madeiras.
Publicidade
Esta é a terceira ocupação da área desde 2014, segundo o movimento. Os integrantes que participam do ato são oriundos da Região Metropolitana.