Para fazer ligações ou mandar mensagens de qualquer lugar do País para celulares a partir deste domingo, 6, os usuários do Rio Grande do Sul devem incluir o dígito 9 antes do número desejado. A mudança, que já vinha acontecendo nos outros 23 estados brasileiros, passa a valer também para Santa Catarina e Paraná, concluindo o processo que começou em 2012 em São Paulo.
O acréscimo do nono dígito às linhas móveis vai permitir que as possibilidades de variações de números salte de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números móveis. Os números fixos não vão sofrer alterações, mas a mudança vale para ligações a partir deles também, ou seja, ligando de fixo para celular, será necessário acrescentar o nove.
Para facilitar a vida dos usuários, que precisarão alterar a agenda de contatos de seus aparelhos, a Embratel desenvolveu o aplicativo Embratel 9º Dígito. A extensão acrescentará automaticamente o nono dígito aos contatos com DDDs dos estados que já passaram pela mudança. Portanto, para números com DDD 51, que é o caso da região, a atualização automática será possível a partir de domingo. O aplicativo está disponível para download gratuito em aparelhos iOS e Android na AppStore e Google Play.
Publicidade
Confira outras opções de aplicativos:
1) 9 Dígitos
Publicidade
A ferramenta conserta o número de forma automática identificando o DDD do telefone. Além disso, o aplicativo também oferece a pré-visualização dos números que serão alterados e também de como eles ficarão após a mudança. A plataforma está disponível para Android e iOS.
2) 9º Dígito TIM
Algumas operadoras de telefonia móvel lançaram seus aplicativos próprios para oferecer a atualização da agenda para os clientes. A ideia deste aqui, no caso, é bem simples. O usuário tem em mãos mais uma opção para mudar os números automaticamente.
Publicidade
Como o aplicativo é da TIM, ele conta com a opção de gravar o código de discagem direta 41 (próprio da companhia) aos números. O aplicativo é útil para quem é cliente da operadora.
3) NonoDigito
O nonoDígito apresenta como um dos seus principais diferenciais o fato de não duplicar os seus contatos. Ele permite a atualização tanto em números que trazem o DDD quanto naqueles em que esta opção não foi incluída na hora da criação de um contato. Ao final do processo, o app exibe uma lista com todos os números que foram alterados. Este aplicativo conta com versões para Android e iOS.
Publicidade
4) Oi 9º Digito
A Oi também lançou um aplicativo próprio para a atualização da agenda dos clientes. Além de atualizar os números, este serviço também permite que o usuário adicione números de DDD nos contatos em que esta informação não existe. Outra possibilidade é adicionar o código nacional aos números. O aplicativo da Oi tem versões para Android e iOS.
5) Vivo 9º Dígito
Publicidade
A Vivo informou que seu aplicativo é capaz de adicionar o nono dígito em todos os números cujos DDDs comecem com 1, 2, 3, 7, 8 e 9. Contudo, o aplicativo deve receber uma atualização em breve para ter suporte aos novos DDDs que ganharam o nono dígito a partir deste domingo, 6.
O app da operadora também adiciona número de DDD em contatos que não possuem esta informação e permite a você definir o 15 como o código padrão. O Vivo 9º Dígito está disponível para Android e iOS.