Acontece no próximo fim de semana, dos dias 7 a 9 de outubro, o XVII Encontro Gaúcho de Empresas Juniores (EGEJ), em Capão da Canoa. O evento é a reunião das Empresas Juniores (EJs) de todo o estado, proposto para a discussão de ideias, troca de conhecimentos e compartilhamento de experiências. O tema dessa edição é “Somos Todos Um”, trazendo para os 400 congressistas confirmados a ideologia Ubuntu, filosofia africana. O objetivo dessa temática é reforçar a ideia de que “juntos somos mais fortes e capazes de influenciar grandes mudanças, de que cada um é importante para que essa mudança ocorra, mas que se todos estivermos conectados, o impacto na sociedade será muito maior”, segundo divulgado na página do evento no Facebook.
A organização dessa edição é de responsabilidade de membros de diversas EJs do estado. Para eles, “eventos como esse são importantes para a comunidade porque são os jovens acadêmicos, universitários com espírito empreendedor, que vão impactar a nossa sociedade, ser a comunidade do futuro. E o EGEJ quer desenvolver isso, essa vontade de mudar o mundo em equipe.”
As Empresas Juniores são empresas sem fins lucrativos, que prestam serviços à comunidade, vinculadas à universidades do Brasil e do mundo. Nelas, os estudantes entram em contato com as atividades práticas de suas formações. Todas as EJs fazem parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ), que está presente ao redor de todo o globo. No Brasil existem mais de 11 mil empresários juniores, que trabalham em mais de 2,8 mil projetos ao ano, contabilizados em mais de 300 EJs, segundo a Brasil Júnior, órgão responsável pela representação das EJs no país. No Rio Grande do Sul (RS), a Fejers, Federação das Empresas Juniores do RS, é a organização que representa e oferece suporte para as EJs.
Publicidade
Em Santa Cruz do Sul, a UniJr, Empresa Júnior da Unisc, é a representante do Movimento. Fundada em 1996, a EJ conta com membros dos mais variados cursos de graduação da Universidade, tornando-a destaque entre as demais EJs, por ser multidisciplinar. A Unijr já está confirmada nesta edição do EGEJ, juntamente com mais de 40 outras Empresas Juniores do estado. E a perspectiva é a melhor possível. Gabriela Liege, consultora de Marketing da Unijr, diz que a expectativa está grande. “Quero conhecer gente nova, trocar experiências, espero que seja construtivo pro meu perfil profissional. Já que tantas pessoas estão lá a fim de trocar experiências, é bom até para o nosso próprio desenvolvimento pessoal, da nossa personalidade”, complementa ela.
Para Ana Elisa Baumhardt, diretora do Setor Financeiro da Unijr, eventos como esse são muito importantes, pois mostram que os empresários juniores são capazes. “Eu tenho boas expectativas para o evento. Apesar de nunca ter ido para o EGEJ, o ESEJ, que é o Encontro Sul das Empresas Juniores, foi muito legal, bastante estimulador. Sempre há palestras diferentes e pessoas engajadas, que nos incentivam a fazer mais pela nossa comunidade.”
O EGEJ 2016 vai acontecer no Hotel Araçá, e a “Vila Ubuntu”, como está sendo chamada pela organização, já está esperando os congressistas para as diversas atividades que irão acontecer. E a expectativa não está grande somente entre os participantes, a organização também está ansiosa pelo evento. “Estamos inovando na metodologia do evento esse ano, e esperamos que todos os congressistas gostem dessas mudanças. Não queremos oferecer somente palestras, mas ações que estimulem os participantes. O evento será todo imersivo, buscamos uma integração completamente nova”, ressalta Camila Knak, coordenadora de infraestrutura da equipe de organização do EGEJ 2016.
Publicidade
Confira abaixo o vídeo de divulgação do evento
Publicidade