Em um cenário de recuperação do comércio em relação ao período conturbado da economia no País, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) realizou uma pesquisa com 400 pessoas espalhadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul. O objetivo foi saber qual o comportamento do consumidor em relação ao início da primavera e proximidade do verão.
Segundo o levantamento, 85,2% dos gaúchos devem renovar o guarda-roupa para os próximos meses e 37,8% afirmaram que irão comprar até três itens das novas coleções. Para o presidente da AGV, Vilson Noer, esse comportamento demonstra que o consumidor até reduz as suas despesas, mas não deixa de adquirir o que considera importante. “As pessoas se importam em ter ao menos um item novo a cada nova estação. Isso reflete um novo momento para a economia, projetada para os próximos meses como mais promissora”, afirma.
Dos entrevistados, 63% se preocupam com moda ao comprar roupas e sapatos para as novas estações. Confirmando esse comportamento, 44,2% dos que responderam às perguntas afirmam que compram para permanecerem bem vestidos e preparados para a estação; e 41,9% aproveitam promoções e condições de pagamentos facilitados para renovar o seu guarda-roupa.
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A pesquisa também aponta que 55,6% das mulheres entrevistadas adquirem até três pares de sapatos a cada ano. Na hora da compra, 55,6% optam pelas peças com preços mais baixos e 40% escolhem sempre as lojas de confiança.
Expectativa de fim de ano melhor
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Lauro Mainardi Júnior, a tendência é que as vendas se intensifiquem a partir deste início de primavera. Já nos meses anteriores, o comércio começou a se recuperar da crise, o que melhorou o desempenho em relação ao ano passado. “A expectativa é de que este fim de ano seja melhor que o anterior, mas ainda longe do ideal”, aposta. Ele acredita que em 2017 as vendas voltem a crescer normalmente.
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Mesmo com a perspectiva otimista, Mainardi antecipa que as compras não devem ser grandiosas. “O cliente vai consumir de forma consciente, comprando o necessário e pouca coisa além disso”, observa. Ele ainda prevê que o aumento das vendas não se limitará ao vestuário. O 13º salário, que já começa a ser liberado por algumas empresas e órgãos públicos, vai dar força para o comércio.
Lojistas apostam nas tendências da temporada
As novidades da coleção primavera/verão já começaram a chegar na loja Dullius, de Santa Cruz do Sul. Conforme a gerente, Daiane Sackser, o inverno teve vendas boas e a crise passou longe do estabelecimento. Por isso, a expectativa para a próxima estação é de que as vendas aumentem. “Até dezembro, estaremos recebendo mercadorias duas vezes por semana”, conta. A principal aposta da loja, segundo ela, são os itens que representam tendência na temporada.
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Segundo Daiane, a clientela fixa da Dullius faz parte da porcentagem que costuma renovar o guarda-roupa a cada início de estação. “Nesses casos, são vendidas cerca de 20 peças”, diz. No entanto, a média de itens vendidos por cliente é quatro. Por enquanto, os produtos mais vendidos são tênis, vestidos, bermudas e blusas.