Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições

A cinco dias para as eleições, saiba quando terminam as propagandas

Faltam cinco dias para que os eleitores decidam o futuro de seu município. Entre essa terça-feira, 27, e o domingo, 2 de outubro, é necessário ficar ligado aos prazos que encerram as propagandas eleitorais. A campanha, que teve início no dia 16 de agosto, terá diferentes datas para o seu término, que varia de acordo com cada meio de comunicação. Entenda:

TERÇA-FEIRA

A partir desta terça-feira, 27, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante ou para cumprimento de sentença criminal. A regra, prevista no Código Eleitoral, entrou em vigor em 1965 e tem como o objetivo garantir a liberdade do voto. 

Publicidade

QUINTA-FEIRA

Propagandas gratuitas no rádio e televisão devem encerrar há três dias das eleições. Nesta quinta-feira, 29, reuniões públicas, comícios e aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 e as 24 horas, também devem ser interrompidas. Porém, comícios de encerramento de campanha podem durar por mais duas horas. 

Neste mesmo dia, podem ser realizados os últimos debates através do rádio e da televisão. A transmissão deve iniciar na quinta-feira, mas, pode se extender até às 7 horas da sexta-feira, 30.

Publicidade

SEXTA-FEIRA

Com relação à mídia impressa, os conteúdos pagos podem ser vinculados até dois dias antes das eleições. A data é o limite para a reprodução na internet de jornal impresso com a propaganda eleitoral.

SÁBADO

Publicidade

Na véspera da eleição, dia 1º de outubro, sábado, os candidatos podem distribuir material gráfico, realizar caminhadas, carreatas, passeatas e realizar divulgação através de carros de som. O prazo, porém, segue até às 22 horas, quando toda e qualquer divulgação deve ser interrompida.

DOMINGO

No dia da eleição, que ocorre neste domingo, 2 de outubro, boca de urna e reunião de pessoas com roupas padronizadas ou instrumentos de campanha são proibidas. Outras formas de propaganda eleitoral, também. Porém, é permitido que eleitores realizem manifestações individuais e silenciosas com o uso de bandeiras, broches e adesivos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.