As agências FGTAS/Sine nos 171 municípios da 3ª fase de implantação do sistema online de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) retomarão o atendimento ao público nesta quarta-feira (22). Segundo o Ministério do Trabalho, neste período de mudança o sistema de encaminhamento de carteira de trabalho apresenta instabilidade e deve se estabilizar após o dia 10 de julho.
A implantação do sistema online iniciou no dia 28 de abril no Rio Grande do Sul. A nova versão (Web 3.0) faz a verificação dos dados com a base da Receita Federal e dos Correios. Após a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los.
Para evitar transtornos, a direção da FGTAS solicita aos trabalhadores que busquem informações junto às Agências FGTAS/Sine sobre o funcionamento do sistema de encaminhamento da CTPS.
Publicidade
A confecção do documento continuará sob responsabilidade da superintendência, com prazo de entrega de até 15 dias úteis. Para encaminhar o documento, as unidades utilizarão kit composto por leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. Os kits tornam mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento gratuito, que habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social. A relação de documentos exigidos para encaminhar a carteira de trabalho está disponível no site da FGTAS, no menu Serviços e Informações, Trabalhador.
Publicidade