Idosos, profissionais da Assistência Social e da Saúde, além de interessados pelo tema, estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Sobradinho, durante a manhã e parte da tarde desta quinta-feira, 7, para debater questões voltadas ao envelhecimento. O objetivo da segunda edição do Seminário, foi fortalecer, valorizar e divulgar as ações da Assistência Social em toda a região Centro-Serra, além de propor a continuidade do Seminário a cada dois anos, como forme de atualização dos profissionais das áreas que atuam com idosos.
Pela manhã, houve solenidade de abertura com apresentação do Coral da Terceira Idade do Cras Nascer do Sol de Sobradinho. Na sequência, palestra com o professor Doutor Marco Aurélio Acosta, sobre “Universidade, Extensão e Envelhecimento – Criando redes de apoio”. Depois, foi a vez da psicóloga do Cras de Sinimbu Isabel Vargas Witzack palestrar sobre o tema “compreendendo os aspectos psicológicos do envelhecimento humano”. A última palestra da manhã ficou a cargo da enfermeira e presidente da Câmara de Vereadores de Jaguari Cátia Siqueira, com o tema “legalizando o Fundo Municipal do Idoso”. Ainda pela manhã ocorreu mostra de trabalhos desenvolvidos com idosos pela Assistência Social de cada município.
À tarde, a secretária das Políticas Públicas do Idoso de Bagé Silvana Kinczel Caetano abriu a sequência de palestras, falando sobre “Centro Dia – desafios e implantação”. A última palestrante foi a assistente social e pesquisadora da Unisc Rosane Brochier Kist, que falou sobre a legalização do Conselho do Idoso. O evento fez parte da programação oficial da 16ª Festa Estadual do Feijão.
Publicidade