A Univates sediou, nesta terça-feira, 26, a reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional. Realizado no auditório do Prédio 16, o evento visou uma aproximação da Instituição com representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e das secretarias de saúde do Vale do Taquari em relação ao Centro Clínico Univates, que tem inauguração prevista para 1º de março. O diretor técnico do local, doutor João Batista Pozzato, conduziu uma apresentação sobre como será o funcionamento do espaço destinado a atendimentos de média complexidade para a população do Vale do Taquari e para a realização de estágios aos acadêmicos, acompanhados por professores e preceptores.
“O Centro Clínico está vinculado à missão da Univates de promover o desenvolvimento regional, também na área da saúde. O investimento nesse projeto é de mais de R$ 10 milhões e, num primeiro momento, haverá atendimento de sete especialidades elencadas a partir de estatísticas da região em relação às demandas”, explicou Pozzato.
Durante o evento, foram debatidas questões legais referentes à transferência de recursos até então destinados a outros centros de referência que, por enquanto, recebem pacientes de todo o Vale do Taquari. Após, houve uma visita ao Centro Clínico Univates, que está em fase de conclusão.
Publicidade
Representando a Secretaria da Saúde de Lajeado, Ana Gleisa Cargnelutti explicou que o município realiza uma gestão plena desde 2013, de modo que o gerenciamento de todos os recursos para procedimentos e instituições sediados em Lajeado passam pelo Fundo Municipal de Saúde. Para ela, o Centro Clínico da Univates está relacionado ao sonho de regionalização da saúde. “Com a visita a gente vê concretamente isso se realizando, a Univates sendo referência e se fortalecendo”, analisou ela.
O coordenador da 16ª CRS já havia visitado o local durante a construção e acompanhou também as atividades desta terça-feira. “Procuramos ser parceiros da Univates para que esse projeto dê certo. Estamos sempre envolvidos com as tramitações e no trabalho para angariar fundos para a região. O Estado quer ser parceiro nessa regionalização da saúde, que representa um importante avanço”, declarou ele.
Saiba mais
Publicidade
O Centro Clínico Univates conta com aproximadamente 1.900,00 metros quadrados. O prédio está em desenvolvimento desde a confirmação do curso de Medicina e localiza-se em frente ao Prédio 17. Num primeiro momento, atendimento para as especialidades de cardiologia, hematologia e pneumologia, nefrologia, endocrinologia, gastroenterologia e ginecologia e obstetrícia; além de laboratório de análises clínicas e diagnóstico por imagem.