Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Calor favorece a cultura da uva no Centro-Serra

O gerente geral e engenheiro agrônomo da Vinícola Granja do Silêncio, de Sobradinho, Afonso José Guarienti, esteve, na manhã desta terça-feira, 12, na Rádio Gazeta FM, quando falou sobre a produção de uvas para a Safra 2016 no Centro-Serra, em particular nos parreirais que abastecem a empresa. Segundo ele, o clima não perde em nada para a Serra Gaúcha, tendo inclusive um leve benefício com relação à produção naquela região. “Temos muitos pontos favoráveis e posso dizer que a qualidade da uva produzida aqui tem sabor único”, comenta. 

Sobre a safra de 2016, Afonso destaca que 2015 foi um ano atípico, com apenas 140 horas de frio para a brotação das parreiras. “São necessárias mais de 410 horas com frio abaixo de sete graus para um bom desenvolvimento da cultura”, complementa. Isso ocasionou uma influência negativa, somando-se à geada ocorrida no dia 15 de setembro, na qual a quebra da produção, em termos de Estado, chegou a 30%. “Também tivemos chuvas em excesso, o dobro da média, o que também prejudica”, acrescenta.  

Mas o sol e o calor dos últimos dias está favorecendo muito a cultura da uva, uma vez que aumenta o açúcar nos grãos e o sabor é realçado. “Já começamos a colheita da uva de mesa e daqui a 10 dias vamos começar as outras variedades. O sol é fundamental para que possamos ter uma uva de qualidade”, comenta. 

Publicidade

Apesar do excesso de chuva ser extremamente prejudicial, a qualidade, ao final, não se perde. “Quando menos frutas nos cachos, mais sabor nos grãos”, explica Guarienti. O engenheiro agrônomo explicou que a Vinícola Granja do Silêncio vem se especializando, cada vez mais, na produção de vinhos (dos mais diferentes tipos), sucos e espumantes. Atualmente, a produção chega a 200 mil litros/ano. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.