Nos primeiros dias da Campanha Papai Noel dos Correios no Estado, mais de sete mil cartinhas já foram adotadas. Até o momento, mais de 24 mil cartas foram cadastradas e disponibilizadas para adoção. No ano passado, 51 mil foram selecionadas e 41 mil, adotadas.
Os gaúchos têm até o dia 12 de dezembro para apadrinhar as cartinhas da campanha nos pontos de adoção localizados em 88 cidades do Rio Grande do Sul. Já as escolas e instituições podem enviar as cartas até o dia 9 de dezembro. A campanha foi aberta no Estado na manhã da última terça-feira, 24, com lançamento dos selos de Natal e apresentação do Coral Em CanTo, composto por empregados dos Correios. O evento aconteceu na Casinha do Papai Noel, em Porto Alegre.
Novo formato
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Uma das novidades da Campanha Papai Noel dos Correios no Estado é que, em 2015, somente serão selecionadas cartas de crianças matriculadas na rede pública de ensino (educação infantil, creche, pré-escola e ensino fundamental – 1º ao 5º ano, sem restrição de idade) ou em instituições como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos localizados ou que atendam a crianças em situação de vulnerabilidade social.
Um dos motivos para essa mudança é garantir que os objetivos principais da campanha sejam cumpridos. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e instituições que abrigam crianças em situação de vulnerabilidade social, buscando atender a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): Educação Básica de qualidade para todos. Assim, a campanha foi deixando de ser meramente assistencialista e passou a ter uma função mais abrangente, permitindo à empresa oferecer uma contribuição maior à sociedade. O novo formato incentiva a permanência da criança na escola. Além disso, estimula a redação de cartas manuscritas no ambiente escolar, desenvolvendo a habilidade da escrita.
Como funciona a campanha
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As cartas enviadas pelas escolas e instituições são lidas e selecionadas. Os Correios selecionam apenas uma carta por criança. Na carta, o(a) pequeno(a) deve relatar sua história e fazer o pedido de brinquedos, material escolar, roupas, calçados ou bicicletas. Cartas com pedidos de alimentos em geral (cesta básica, ceias de Natal, etc.), ou equipamentos eletrônicos (computador, celular, tabletes ou câmeras fotográficas) não são aceitas.
Em seguida, as cartas selecionadas são disponibilizadas para adoção apenas nos locais indicados pela empresa. Os presentes são entregues pelos padrinhos no mesmo local em que a carta foi adotada para depois serem entregues pelos Correios nas escolas e instituições que participaram da campanha. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar o cumprimento desse critério, os endereços não são informados ao padrinho.
Seja um padrinho
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Os gaúchos podem adotar as cartinhas que estão disponíveis nos pontos divulgados pelos Correios até o dia 12 de dezembro. Em Porto Alegre, a adoção é realizada na Casinha do Papai Noel, localizada no Espaço Cultural Correios (rua Sete de Setembro, 1020 – Térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico). O horário é de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17h30 e aos sábados, das 9 às 12 horas. Já no interior, a campanha acontece nos municípios onde existe estrutura operacional para a realização das entregas. Confira a tabela com os municípios participantes no arquivo em anexo.
Quem pode enviar cartinhas
Escolas da rede pública de ensino (educação infantil, creche, pré-escola e ensino fundamental – 1º ao 5º ano, sem restrição de idade), e instituições como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos localizados ou que atendam a crianças em situação de vulnerabilidade social. As escolas e instituições podem entrar em contato através do e-mail [email protected] para obter mais informações.
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DE MUNICÍPIOS QUE PARTICIPAM DA CAMPANHA