Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Microcefalia

Estado está em alerta para zika vírus

O Levantamento Rápido de Índice Aedes aegypti foi apresentado nessa terça-feira, 24, pelo Ministério da Saúde. Os dados indicam o novos casos de dengue, chikungunya e zika vírus no país. De acordo com o documento, há 199 municípios em situação de risco de surto das doenças. Na ocasião, foram apresentados também os números de microcefalia, que sofreram um aumento expressivo recentemente, especialmente no Nordeste. 

Segundo o ministério da Saúde, 739 casos suspeitos de microcefalia no Brasil estão sendo investigados, dos quais 487 ocorrências estão em Pernambuco. Para o ministro Marcelo Castro, há 90% de chances de os casos estarem relacionados ao zika vírus. A relação entre a má-formação e a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti foi detectada pelo Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz/RJ. Foi encontrado o genoma do zika em amostras de duas gestantes da Paraíba que tiveram a confirmação de microcefalia em seus bebês.

Por enquanto, o Rio Grande do Sul não aparece na lista de casos confirmados de microcefalia e zika do Ministério da Saúde. Mesmo assim, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde está em alerta. Em entrevista à imprensa da Capital, a diretora do Centro, Marilina Bercini, explicou que, por já ter casos confirmados em muitos Estados, é questão de tempo até chegar no RS. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.