O Horário Brasileiro de Verão 2015/2016 começará à meia-noite do domingo, 18, com seu término previsto para a meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2016. O objetivo principal é a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional durante o horário de ponta, das 19 às 22 horas. A previsão é de que haja uma redução de aproximadamente 4,5% na demanda na área de concessão da AES Sul, que atende 118 municípios.
Isso é possível porque a energia elétrica passa a ser utilizada mais tarde, em função do adiantamento de uma hora. O efeito provocado é de não haver a coincidência de maior uso da energia com o consumo existente ao longo do dia pelo comércio e pela indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas.
Conforme estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é esperada uma redução de aproximadamente 4,5% de demanda durante o horário de ponta no Rio Grande do Sul, o que significa aproximadamente 220 MW. A redução real de consumo na área de concessão da AES Sul projetada é de aproximadamente 0,5% que equivale ao consumo residencial de uma cidade de 35 a 40 mil habitantes, como Itaqui ou Rosário do Sul na Fronteira Oeste; Caçapava do Sul na Região Central; Estrela no Vale do Rio Taquari; ou Estância Velha na Região Metropolitana.
Publicidade