Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fenômeno

Chuva de estrelas cadentes atinge a Terra este mês; saiba como assistir

O auge da chuva de meteoros Perseidas, vista da Terra sempre nas primeiras semanas de agosto, será no período da Lua Nova, entre os dias 11 e 13 de agosto. No Sul, o melhor horário para conseguir ver os fachos de luz será por volta das 6 horas. No auge, passam pelo céu entre 40 e 80 meteoros por hora. Embora seja possível enxergar a olho nu, um binóculo pode auxiliar. 

Mas atenção: o tempo precisa estar bom, sem nuvens, para que a chuva de meteoros seja visível. Locais onde há concentração de luzes, como cidades grandes, também dificultam a visão. 

LEIA MAIS: Céu nublado impede observação de eclipse em Santa Cruz do Sul

Publicidade

O fenômeno Perseidas tem este nome pois é observado próximo à constelação de Perseu. Um ponto de referência para encontrar esta região no céu é procurar pelas conhecidas Três Marias, na constelação de Órion. Ao enxergar o trio no céu, é preciso olhar para o norte, onde estarão as constelações de Touro e, então, de Perseu. 

Este fenômeno é visto da Terra há pelo menos dois mil anos – o primeiro registro é de 36 d.C, na China. Nesta época do ano, o planeta passa por um trecho da órbita que cruza com um conjunto de detritos, formados por pequenas rochas, do cometa Swift-Tuttle. Eles estão soltos no espaço e quando entram em contato com a atmosfera, sofrem uma combustão, o que forma os fachos de luz.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.